Sempre que perceber o sintoma de alguma doença, é recomendável procurar um clínico médico. Ao contrário do que muitos pensam, o clínico não é um médico sem especialidades, mas um profissional apto para realizar exames primários e avaliar adequadamente o quadro de um paciente.
O clínico é o médico especializado em ter uma visão geral do organismo humano, seus sistemas e aparelhos. Dentre suas atribuições, o profissional poderá solicitar exames, fazer diagnósticos, tirar dúvidas e orientar pacientes em situações que requerem mais atenção.
Por que ir a um clínico médico?
O principal papel do clínico médico é ser um médico para a vida toda. Ele é o responsável por acompanhar a saúde do paciente a longo prazo, através de check-ups anuais, por exemplo.
Outro benefício de ser acompanhado por um clínico médico é a vantagem de se criar familiaridade, o que possibilita diagnósticos e tratamentos mais eficientes, já que, nesse caso, o médico conhece o histórico de saúde e especificidades do paciente.
Na plataforma online do Clique Médicos você pode escolher dentre os melhores clínicos gerais de Brasília e agendar sua consulta de maneira rápida e fácil! Clique aqui para acessar!
Quando o clínico médico é indicado?
O clínico médico pode contribuir com o diagnóstico de diversas condições de saúde e, especialmente, em consultas que visam um check-up preventivo ou a indicação de vacinas.
Dentre possíveis doenças ou alterações no corpo que ele pode diagnosticar e tratar, estão:
- Hipertensão arterial;
- Infecções de urina;
- Colesterol alto;
- Infecções na pele em geral;
- Alergias;
- Doenças virais;
- Enxaqueca e dores de cabeça;
- Diabetes;
- Hipotireoidismo e hipertireoidismo;
- Anemia;
- Resfriados, gripes e pneumonias.
Seu campo de atuação é extenso e abrange conhecimentos de várias áreas específicas da medicina. Por isso, é recomendado como primeira opção do paciente.
Caso necessário, dependendo da triagem, o médico clínico encaminhará o paciente para um especialista que poderá indicar o devido tratamento.
Exames simples
Exames de sangue e atestado médico para prática de atividade física são exemplos de exames simples que, no entanto, necessitam da assinatura de um profissional certificado para serem realizados. O clínico médico pode solicitar estes exames de acordo com a necessidade do paciente.
Fuja do autodiagnóstico!
Muitos pacientes caem no erro de interpretar seus sintomas sozinhos, seguindo tratamentos sem prescrição médica. O que vale ressaltar, no entanto, é que um autodiagnóstico equivocado pode contribuir para o agravamento da doença e gerar novas complicações para a sua saúde. Portanto, não arrisque! Confie seu diagnóstico a um médico profissional.
Cuidados preventivos
Um paciente que realiza exames de rotina com frequência têm mais chances de identificar a ocorrência de alguma doença ainda precocemente .
Fazer consultas periódicas, portanto, é uma ótima maneira de se prevenir contra doenças que podem passar despercebidas.
Check-up
O check-up médico serve para avaliar o estado geral de saúde de um paciente. Recomenda-se fazer o check-up no intervalo de um a dois anos em adultos saudáveis, a partir dos 20 anos.
Caso o paciente possua doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ou fatores de risco para alguma doença, recomenda-se perguntar ao médico quanto à frequência dos exames.
O clínico médico juntamente com especialistas, como o pediatra — no caso de crianças e adolescentes —, o ginecologista — no caso de mulheres —, e o urologista — especialmente para homens —, são os profissionais mais indicados para a realização de exames de check-up rotineiros.
Exames de sangue, fezes e urina, colonoscopia, ultrassonografia e raio-x estão entre os exames de check-up mais solicitados pelos médicos.
Clique aqui e agende uma consulta para realizar seu Check-up anual!
Leia também:
Quando devo realizar um check-up médico?
Check up infantil: 5 exames que crianças devem realizar periodicamente
Leave a Comment