Quando procurar um clínico médico?

Médico feliz ao ajudar paciente.

Sempre que perceber o sintoma de alguma doença, é recomendável procurar um clínico médico. Ao contrário do que muitos pensam, o clínico não é um médico sem especialidades, mas um profissional apto para realizar exames primários e avaliar adequadamente o quadro de um paciente. 

O clínico é o médico especializado em ter uma visão geral do organismo humano, seus sistemas e aparelhos. Dentre suas atribuições, o profissional poderá solicitar exames, fazer diagnósticos, tirar dúvidas e orientar pacientes em situações que requerem mais atenção. 

Por que ir a um clínico médico?

O principal papel do clínico médico é ser um médico para a vida toda. Ele é o responsável por acompanhar a saúde do paciente a longo prazo, através de check-ups anuais, por exemplo. 

Outro benefício de ser acompanhado por um clínico médico é a vantagem de se criar familiaridade, o que possibilita diagnósticos e tratamentos mais eficientes, já que, nesse caso, o médico conhece o histórico de saúde e especificidades do paciente. 

Na plataforma online do Clique Médicos você pode escolher dentre os melhores clínicos gerais de Brasília e agendar sua consulta de maneira rápida e fácil! Clique aqui para acessar! 

Quando o clínico médico é indicado?

O clínico médico pode contribuir com o diagnóstico de diversas condições de saúde e, especialmente, em consultas que visam um check-up preventivo ou a indicação de vacinas. 

Dentre possíveis doenças ou alterações no corpo que ele pode diagnosticar e tratar, estão:

  • Hipertensão arterial;
  • Infecções de urina;
  • Colesterol alto;
  • Infecções na pele em geral;
  • Alergias;
  • Doenças virais;
  • Enxaqueca e dores de cabeça;
  • Diabetes;
  • Hipotireoidismo e hipertireoidismo;
  • Anemia;
  • Resfriados, gripes e pneumonias.

Seu campo de atuação é extenso e abrange conhecimentos de várias áreas específicas da medicina. Por isso, é recomendado como primeira opção do paciente. 

Caso necessário, dependendo da triagem, o médico clínico encaminhará o paciente para um especialista que poderá indicar o devido tratamento.

Exames simples

Exames de sangue e atestado médico para prática de atividade física são exemplos de exames simples que, no entanto, necessitam da assinatura de um profissional certificado para serem realizados. O clínico médico pode solicitar estes exames de acordo com a necessidade do paciente. 

Fuja do autodiagnóstico!

Muitos pacientes caem no erro de interpretar seus sintomas sozinhos, seguindo tratamentos sem prescrição médica. O que vale ressaltar, no entanto, é que um autodiagnóstico equivocado pode contribuir para o agravamento da doença e gerar novas complicações para a sua saúde. Portanto, não arrisque! Confie seu diagnóstico a um médico profissional.

Cuidados preventivos

Um paciente que realiza exames de rotina com frequência têm mais chances de identificar a ocorrência de alguma doença ainda precocemente . 

Fazer consultas periódicas, portanto, é uma ótima maneira de se prevenir contra doenças que podem passar despercebidas. 

Check-up

O check-up médico serve para avaliar o estado geral de saúde de um paciente. Recomenda-se fazer o check-up no intervalo de um a dois anos em adultos saudáveis, a partir dos 20 anos. 

Caso o paciente possua doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ou fatores de risco para alguma doença, recomenda-se perguntar ao médico quanto à frequência dos exames. 

O clínico médico juntamente com especialistas, como o pediatra — no caso de crianças e adolescentes —, o ginecologista — no caso de mulheres —, e o urologista — especialmente para homens —, são os profissionais mais indicados para a realização de exames de check-up rotineiros. 

Exames de sangue, fezes e urina, colonoscopia, ultrassonografia e raio-x estão entre os exames de check-up mais solicitados pelos médicos.

Clique aqui e agende uma consulta para realizar seu Check-up anual!

 

Leia também:

Quando devo realizar um check-up médico?

Check up infantil: 5 exames que crianças devem realizar periodicamente

4 exames que mulheres devem realizar anualmente

7 exames que os homens devem fazer anualmente

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo