Qualidade de vida: Incentivo e conscientização sobre os cuidados com a saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Envolve o bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

O mês de abril tem sua primeira semana dedicada ao incentivo e conscientização sobre os cuidados com a saúde. Neste período, conhecido como Semana da Saúde no Brasil, são celebradas algumas datas que tem o objetivo de chamar a atenção da população em geral sobre a qualidade de vida e os cuidados com a saúde

As datas comemorativas que ocorrem simultaneamente fortalecem a temática que relaciona saúde, atividade física e promoção da qualidade de vida. O combate ao sedentarismo é uma das principais estratégias na luta para diminuir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, tais como doenças cardiovasculares, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, câncer de mama e do colo do útero, entre outras. Essas enfermidades são responsáveis por mais de 70% das mortes em todo o mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, para o período de 2018 a 2030, um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde, com o objetivo de incentivar as pessoas a serem mais ativas, reduzindo o comportamento sedentário para alcançar um mundo mais saudável. O plano traz diversas recomendações para que os países busquem a melhoria dos ambientes e oportunidades para pessoas de todas as idades e habilidades para praticarem mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e jogos. O documento também solicita apoio ao treinamento de profissionais da saúde e outras áreas profissionais, bem como sistemas de dados mais sólidos e também o uso de tecnologias digitais.

Alguns benefícios da realização regular de atividade física:

  • Melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • Aumenta a saúde óssea e funcional;
  • Reduz o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão;
  • Reduz o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais;
  • É fundamental para o balanço energético e controle de peso.

Além disso, existem outros benefícios relacionados à prática da atividade física, como por exemplo a melhora da autoestima, sensação de bem-estar, diminuição dos sintomas da depressão, diminuição do estresse e cansaço, aumento da disposição, melhora da força e resistência muscular, melhora da aparência da pele etc.

 Siga alguns hábitos para manter a qualidade de vida!

  • Hábitos saudáveis: Alimente-se de maneira saudável; não fume; evite bebidas alcoólicas em excesso; procure dormir 8 horas diárias; faça atividades esportivas e de lazer.
  • No trabalho: Cultive um ambiente saudável; mantenha seu espaço limpo organizado, bem ventilado e iluminado; em momentos de tensão, tente relaxar e faça um exercício de respiração.
  • Esporte e lazer: Faça ao menos 30 minutos de atividade física; suba e desça escadas ao invés de usar o elevador; faça caminhada; pratique esportes; saia com a família e amigos; reserve um tempo para si mesmo.
  • Alimentação: Coma frutas, verduras e legumes diariamente; evite refrigerantes e salgadinhos; beba ao menos dois litros de água por dia; evite comer em excesso quando estiver nervoso ou ansioso.
  • Cuidado com o sol: Busque as horas mais frescas do dia e evite exposição prolongada ao sol; use óculos escuros, boné ou chapéu para proteger-se.

Fontes:

Semana da Saúde no Brasil: Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida | Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)

OMS lança plano de ação global sobre atividade física para reduzir comportamento sedentário e promover a saúde | Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)

Qualidade de vida em 5 passos | Saúde de A a Z – Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)

No Clique Médicos você  você tem acesso a excelentes médicos para auxiliar nos cuidados com sua saúde.

Leia também: 

Quando devo realizar um check-up médico?
6 sinais de alerta para a sua saúde
4 exames que mulheres devem realizar anualmente
7 exames que os homens devem fazer anualmente
Quais as alternativas para quem não possui plano de saúde?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo