6 sinais de alerta para a sua saúde

sinais saúde

Você saberia identificar quando o seu corpo lança um alerta de que a sua saúde precisa de cuidados? 

Acompanhe o artigo e conheça 6 sinais que podem indicar algum problema de saúde, e saiba quando você deve procurar um médico.

Inchaço nas pernas ou nos pés

Inchaço nas pernas ou nos pés é um problema muito comum, principalmente entre gestantes, idosos e pessoas que passam muito tempo em pé ou sentados. Mas é preciso ficar alerta: embora a causa mais comum desse inchaço seja a má circulação, ele pode ser um sinal de alguma outra doença que precisa ser tratada.

Geralmente, o inchaço volta ao normal induzindo a circulação sanguínea na área, por meio de alongamentos e exercícios, ou mantendo as pernas para cima por alguns minutos.

Caso o inchaço em uma das pernas não passe e venha acompanhado de possíveis dores ou dificuldades para se movimentar, o melhor a ser feito é procurar um angiologista (que trata doenças que acometem vasos sanguíneos e vasos linfáticos) ou médico da família.

Caso o angiologista identifique que o inchaço esteja associado a outras patologias (como inflamação, insuficiência cardíaca, problemas renais e até alguma doença no fígado), ele poderá encaminhá-lo à especialidade médica responsável, para que seja dado o tratamento correto para a real causa do problema.

Dores no peito

Dor no peito pode ter múltiplas causas, desde sintomas simples, como gases, ou até algo mais grave afetando o coração.

Fatores de risco, tal como qualquer dor no peito prolongada — principalmente se for acompanhada de outros sintomas, como tontura, falta de ar e sudorese fria —, deve ser investigada por um cardiologista o mais breve possível.

As causas para dores no peito podem ser desde um sintoma comum de estresse ou excesso de gases, ansiedade, até problemas mais sérios, como doença cardíaca (em especial, o infarto), refluxo gastroesofágico, úlcera no estômago, e problemas na vesícula ou nos pulmões.

Leia mais: Doenças cardíacas mais comuns e seus sintomas

Sangramento

Outro sinal que pode indicar que a sua saúde está em risco é a ocorrência de sangramento, principalmente se ele for observado nas fezes ou fora do ciclo menstrual entre as mulheres.

No primeiro caso, o sangue nas fezes pode indicar que ocorreu algum sangramento em alguma parte do trato digestivo, como uma hemorroida, por exemplo.

Nesses casos, o mais recomendado é procurar um proctologista para indicar o diagnóstico correto e afastar a possibilidade do sangue nas fezes ser um indicativo de algum problema mais grave.

No caso das mulheres, o sangramento fora do ciclo menstrual pode indicar diversas causas, que podem ir além de uma suspeita de gravidez.

Ter realizado exames ginecológicos invasivos recentemente, períodos de estresse, mudança de método contraceptivo, infecções, problemas na tireoide e até a síndrome do ovário policístico são algumas das causas que podem estar por trás de um sangramento.

Informe-se também sobre a endometriose, a doença da mulher moderna. Saiba o que é e aprenda a identificar os sintomas!

O médico mais recomendado para tratar esse e outros problemas envolvendo a saúde da mulher é o ginecologista

Para o check-up da mulher, alguns exames são fundamentais para o diagnóstico precoce de eventuais alterações em sua saúde. Confira quais são a seguir:

 4 exames que mulheres devem realizar anualmente

Alterações no aspecto e coloração das unhas

As unhas também podem revelar que algo não vai bem com a sua saúde. Para cada alteração em seu formato ou em sua coloração, existe uma possível causa associada. Confira abaixo alguns exemplos:

  • Unhas amareladas: pode indicar infecção por fungos, psoríase, diabetes ou manchas causadas pela fumaça de cigarro (no caso de fumantes, por exemplo).
  • Unhas quebradiças: podem ser devido ao envelhecimento natural, ao excesso de manicure ou até por alguma deficiência de Vitaminas.
  • Unhas com manchas brancas: devido a pancadas ou lesões.
  • Unhas viradas para cima: pode ser um sinal de má circulação, falta de ferro, problemas cardíacos ou até hipotireoidismo.
  • Unhas com linhas escuras: podem surgir naturalmente em pessoas negras e orientais, mas também pode ser um sinal de micose, ou até algo mais grave, como o câncer de pele.
  • Unhas azuladas: pode ser uma reação comum em ambientes muito frios, mas também pode indicar algo mais sério, como problemas respiratórios, circulatórios e até cardíacos.

Se você notar alguma diferença no aspecto das suas unhas, consulte-se com um dermatologista para ele examiná-las adequadamente, tudo bem?

Cansaço excessivo

Sentir-se muito cansado pode ser, a princípio, falta de tempo para descansar ou de boas horas de sono. Mas, caso uma noite bem dormida não tire essa lentidão sentida no corpo, pode ser que esse sintoma esteja relacionado a alguma doença mais séria, como diabetes, anemia, alterações na tireoide, ou até mesmo depressão.

Nesses casos, é importante ir ao médico para a realização de uma investigação, a fim de detectar possíveis alterações na sua saúde. Para mulheres, a primeira recomendação é se consultar com um ginecologista. Já para os homens, eles podem se consultar com um urologista ou com um clínico geral.

Estresse constante, alteração no humor e insônia

Se você leva uma vida atribulada, com muitos compromissos e responsabilidades, é normal se sentir exausto e estressado algumas vezes, ter dificuldades para dormir ou sentir seu humor oscilando em alguns momentos. Mas quando você se sente assim por várias semanas, está na hora de buscar uma ajuda profissional.

Isso porque sintomas como estresse, humor oscilante e insônia podem ser, na verdade, sinais de uma doença que pode estar escondida — como hipotireoidismo, ansiedade e até depressão.

Por isso, se você tem apresentado esses sintomas de forma frequente, o mais recomendado é que você procure um clínico geral, médico da família ou ginecologista (no caso das mulheres) para que ele identifique o que pode estar causando esses problemas, e te encaminhe para o tratamento adequado. 

Em casos no qual esse estresse, alteração no humor e insônia são causados por alterações na tireoide, por exemplo, um endocrinologista é o médico mais adequado para tratar o problema.

Mas pode ser também que todos estes sintomas sejam um aviso para que você cuide mais da sua saúde mental. Nesses casos, um psicólogo poderá ser de grande ajuda para auxiliá-lo a lidar com questões emocionais que podem estar atrapalhando o seu bem estar.

E lembre-se: verificar como está a sua saúde é fazer um acompanhamento médico regular para realizar um check-up. Para saber quando você deve realizar um, leia este artigo aqui: Quando devo realizar um check-up médico?

Para marcar online uma consulta com um médico, clique aqui e agende pelo Clique Médicos — a plataforma que te conecta a médicos de diversas especialidades no Distrito Federal.

Se precisar de ajuda para marcar a sua consulta, confira este passo a passo que preparamos: Como agendar uma consulta no Clique Médicos? Tire todas as suas dúvidas aqui!

1 Comentário

  • Muito útil as informações .
    Meus agradecimentos à cliquemedicos.

    Resposta

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo