Endometriose: o que é e quais são os sintomas?

endometriose

Cólicas menstruais fortes, dor abdominal que não passa, dificuldades para engravidar. Esses são alguns sintomas da endometriose, a conhecida doença da mulher moderna.

Os sintomas são muitas vezes ignorados por serem reconhecidos como cólicas normais do período da menstruação. Entretanto, todo desconforto exagerado deve ser investigado, a fim de descartar o diagnóstico de doenças mais sérias, como a endometriose.

Acompanhe o artigo para entender mais sobre o que é a endometriose, descubra se ela tem cura e como funciona o tratamento.

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença crônica que acontece quando o endométrio cresce em locais anormais, fora do útero, como: nos ovários, no colo e nos ligamentos que sustentam o útero, e no espaço entre o reto a cavidade pélvica e intestinal.

Como ocorre a endometriose?

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede do útero para que ele suporte uma possível gravidez. Quando a gravidez não acontece, o excesso desse endométrio descama, sendo expelido na menstruação.

A endometriose, portanto, ocorre quando essa mucosa está presente nas trompas — ovários, cavidade pélvica ou intestinal — causando lesões e um profundo incômodo para a mulher, impactando as suas atividades rotineiras e prejudicando a sua qualidade de vida.

Causas e Fatores de Risco

A endometriose ainda não tem uma causa exata. Entretanto, alguns fatores de risco podem favorecer o surgimento dela, como problemas hormonais, imunológicos e até algum fator genético.

Há também a hipótese de que o estresse do dia a dia, e a alta circulação de adrenalina no organismo, podem impactar as células do endométrio, atuando como um fator a mais para o surgimento da doença.

Sintomas

Um dos principais sintomas da endometriose é a cólica menstrual extremamente forte. Portanto, vale ressaltar:  na presença de cólicas mais dolorosas do que o normal, consulte-se com um ginecologista, tudo bem? Clique aqui para pesquisar e agendar online um  ginecologista próximo de você!

Além disso, outros sintomas também podem denunciar a endometriose. Conheça-os a seguir:

  • Dor durante a relação sexual;
  • Infertilidade;
  • Sangramento intenso e longo;
  • Dores incapacitantes contínuas na pelve. 

Existem casos, também, em que a mulher sente dor ao urinar ou evacuar, e até sangramento nessas secreções. Em outros, no entanto, a endometriose pode ser completamente silenciosa, ressaltando a importância dos exames de rotina.

A endometriose tem cura?

A doença é crônica e ainda não possui uma cura, mas é possível tratá-la de modo a aliviar os sintomas e conter a proliferação do endométrio. Em outros casos, no entanto, pode ser recomendada a realização de cirurgia para tratar lesões da doença.

Endometriose engorda? 

Depende. Existem casos de pacientes que apresentam um aumento no peso, que pode ser devido às alterações hormonais, ou por efeito dos medicamentos que foram receitados para tratar a doença. Em todo o caso, é importante praticar atividades físicas regularmente, e ter um hábito alimentar saudável. 

Recomenda-se o acompanhamento de um nutricionista para que ele monte uma dieta personalizada para você. Caso deseje pesquisar um nutricionista disponível para uma consulta, é só clicar aqui.

Endometriose intestinal: o que é?

O endométrio também pode crescer em outros órgãos próximos do útero, como na parede do abdômen, atingindo partes do intestino e do reto. Nesses casos, a mulher pode sentir dificuldades para evacuar, sentir dores no abdômen (e dores na barriga durante a relação sexual), diarreia persistente e até presença de sangue nas fezes.

Tratamento

A endometriose é uma doença crônica que regride de forma espontânea com a chegada da menopausa. Isso acontece porque, durante esse período, ocorre uma redução na produção de estrogênio e o fim das menstruações.

Desse modo, o tratamento geralmente foca em mulheres mais jovens, e envolve duas linhas de tratamento: uso de medicamentos (como anticoncepcionais e anti-inflamatórios), e a cirurgia. É o ginecologista quem irá determinar qual o melhor método de tratamento, tudo bem?

Lembre-se: dor menstrual não é frescura e deve ser investigada regularmente! A endometriose pode causar dores intensas e prolongadas, podendo causar infertilidade se não for tratada a tempo.

Por isso, na presença de qualquer sintoma incomum, consulte-se com um ginecologista. 

Clique aqui para agendar online uma consulta, de forma fácil e prática. Nossa plataforma de agendamento conta com diversos médicos especialistas, que estão disponíveis para atendê-la nos horários e locais escolhidos por você.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo