Doenças cardíacas mais comuns e seus sintomas

doenças cardíacas mais comuns

Dores no peito, fadiga, falta de ar, cansaço excessivo. Esses são alguns dos sintomas mais comuns de quem sofre com algum problema no coração. 

Acompanhe o artigo para conhecer as doenças cardíacas mais comuns, e saiba como identificá-las e evitá-las.

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial, ou simplesmente pressão alta, é uma doença, geralmente silenciosa, caracterizada pelo aumento anormal — e por longos períodos — da pressão do sangue entre as artérias do corpo.

Principais sintomas: na maioria das vezes, ela não apresenta sintoma algum, sendo detectada apenas em exames de rotina pelo check-up médico.

Saiba quando homens e mulheres devem realizar seus exames de rotina:

Quando devo realizar o check up médico?

Como é feito o diagnóstico: para diagnosticar corretamente a doença, o médico irá avaliar o histórico clínico do paciente e aferir a pressão. Essa medição é representada em milímetros de mercúrio (mmHg). Se houver elevação sustentada dos níveis pressóricos > 140 por 80 (ou 14 por 8), o paciente poderá ser considerado hipertenso.

Para confirmar o diagnóstico, o médico poderá realizar outros exames, como o exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (ou M.A.P.A.), que mede a pressão a cada 20 minutos, sob vigília e sono do paciente.

Tratamento: na maioria dos casos de hipertensão, ela pode ser tratada melhorando alguns hábitos, como: diminuir o consumo de sal e bebidas alcoólicas, ingerir mais alimentos saudáveis, praticar exercícios físicos regularmente, e controlar o estresse. Em casos mais avançados, o médico poderá prescrever alguns medicamentos para controlar a pressão.

Saiba mais sobre exames de rotina:

Conheça os principais exames que as mulheres devem realizar anualmente

Arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada por batimentos cardíacos desordenados do coração, que estejam muito abaixo ou muito acima de 50 a 100  batimentos por minuto.

Dizemos que há uma taquicardia quando o ritmo dos batimentos está muito acelerado, e dizemos bradicardia quando estão muito lentos.

Principais sintomas: os casos de arritmia geralmente  provocam sintomas como: palpitações, queda da pressão, fadiga, falta de ar, desmaios, enjoos e vertigem. Em casos mais extremos, pode levar à morte súbita ou a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Como é feito o diagnóstico: o médico poderá identificar a arritmia analisando o histórico clínico do paciente, realizando um exame físico durante a consulta, ou mesmo recorrendo a alguns exames para avaliar o coração. Dentre os exames mais comuns, estão o eletrocardiograma, o ecocardiograma, o exame de holter e o teste ergométrico.

Tratamento: a arritmia pode ser tratada buscando regular o batimento do coração, geralmente por meio de medicamentos específicos receitados pelo médico. Em alguns casos, a arritmia pode ser consequência de outra doença, sendo necessário tratar a origem da arritmia para que se consiga regular os batimentos.

Leia também:

7 exames que os homens devem realizar anualmente

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma condição que acontece quando o músculo cardíaco não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. Geralmente, a condição está ligada a outras doenças, como a pressão alta, doença de chagas, miocardites, ou problemas nas válvulas cardíacas.

Principais sintomas: cansaço progressivo, inchaço nas pernas e nos pés, tosse seca (principalmente pela noite), e fadiga. Em alguns casos, também pode ocorrer falta de ar, que piora durante um exercício físico ou quando a pessoa está deitada.

Como é feito o diagnóstico: da mesma forma com que é feito o diagnóstico de outras doenças cardíacas, o médico deverá levantar o histórico clínico do paciente, principalmente para detectar se alguma outra doença está por trás da insuficiência cardíaca. Ele também deverá solicitar a realização de alguns exames complementares, como exames de sangue e ecocardiograma, por exemplo.

Tratamento: o médico irá determinar o tratamento mais adequado com base na gravidade da insuficiência cardíaca. Para os casos mais leves, geralmente algumas alterações no estilo de vida e na dieta do paciente podem resolver o problema. Em casos mais avançados, o uso de medicamentos poderá ser necessário. Como geralmente a insuficiência cardíaca é uma doença secundária, o mais importante é identificar a origem do problema, para que ele seja tratado e evite a ocorrência de novos sintomas.

Infarto do miocárdio

O infarto do miocárdio, comumente chamado de ataque cardíaco, é uma doença que acontece quando a passagem de sangue e oxigênio pelas artérias é interrompida. Geralmente a causa está no acúmulo de placas de gordura, colesterol ou de outras substâncias nas paredes dessas artérias.

Principais sintomas: embora existam casos em que o infarto não apresenta sintomas, na maioria das vezes ele pode se manifestar por uma dor no peito que irradia para o braço esquerdo, pescoço, maxilar ou costas. Também podem ocorrer outros sintomas, como aumento dos batimentos cardíacos, tontura, palidez e falta de ar.

O mais recomendado para prevenir a ocorrência de um infarto, é consultar regularmente um médico para realizar exames de check-up. Clique aqui e conheça a nossa plataforma de agendamento de consultas. Você terá acesso aos melhores cardiologistas do DF.

Como é feito o diagnóstico: o médico irá avaliar os sintomas relatados pelo paciente, e realizar exames físicos e clínicos para avaliar o coração. O primeiro exame para diagnosticar o infarto é o eletrocardiograma, que verifica o ritmo e a frequência de batidas do coração. Contudo, podem ser necessários outros exames para confirmar o diagnóstico, como o exame de marcadores cardíacos, por exemplo, que indicam o infarto a partir do aumento repentino da concentração de marcadores bioquímicos.

Tratamento: o tratamento do infarto pode envolver uso de medicamentos para diminuir ou desobstruir as placas acumuladas nas artérias. Dependendo da gravidade da doença, poderá ser necessário desobstruir os vasos sanguíneos por meio de angioplastia — técnica cirúrgica segura e minimamente invasiva que alivia o estreitamento das artérias.

É possível prevenir doenças cardíacas?

Sim. De modo geral, todas as doenças cardíacas podem ser prevenidas, ou retardadas. O recomendado é que se evite ou elimine os seus fatores de risco.

A seguir, confira algumas orientações para a prevenção de doenças cardíacas:

  • Pratique atividades físicas regularmente (por pelo menos 30 minutos em 5 dias por semana);
  • Evite alimentos ultra processados e prefira os mais saudáveis, principalmente frutas, verduras e legumes;
  • Reduza o consumo de alimentos ricos em gordura e sal;
  • Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
  • Não fume (ou procure ajuda profissional para largar o vício do cigarro);
  • Reduza o estresse do dia a dia;
  • Durma por pelo menos 7 horas por noite;
  • Controle a pressão arterial;
  • Controle os níveis de colesterol e triglicérides;
  • Consulte um médico regularmente para a realização de exames preventivos, conforme a sua orientação.

Para marcar consultas de forma fácil, prática e rápida, acesse a plataforma do Clique Médicos. Contamos com uma ampla rede de profissionais, incluindo cardiologistas renomados próximos de você.

Clique aqui e conheça a plataforma!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo