Quais as alternativas para quem não possui plano de saúde?

plano de saúde

É fato que ter um plano de saúde permite, de um modo geral, ter acesso aos mais diversos tipos de atendimentos, exames e procedimentos na área da saúde, podendo incluir internações e até cirurgias de alta complexidade.

Para as pessoas que não têm acesso a esses serviços, no entanto, é indispensável que encontrem outras alternativas para se cuidar e monitorar a saúde periodicamente.

Por isso, trazemos a questão: quais as alternativas para quem não tem plano de saúde? Acompanhe no artigo!

Qual é a quantidade de pessoas que não possuem planos de saúde?

Para se ter uma ideia da dimensão de pessoas que não estão cobertas por um plano de saúde, um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), constatou que mais de 70% dos brasileiros não possuem um plano de saúde — seja ele individual ou empresarial. Ou seja, em todo o Brasil, menos de 30% da população são beneficiadas por algum convênio.

Os últimos anos não mostraram sinais de melhoria nesse cenário. Segundo a Agência Nacional de Saúde Domiciliar (ANS), de 2015 a 2017, o agravamento da crise econômica, a alta taxa de desemprego e um aumento significativo do preço das mensalidades, resultou no desvinculamento de cerca de 3 milhões de brasileiros com seus planos de saúde.

O que vale ressaltar, portanto, é que existem, sim, alternativas no Brasil para atender a essa população desprovida de um plano, sem desmerecer os cuidados com a saúde.

Confira, a seguir, algumas dessas alternativas.

SUS (Sistema Único de Saúde)

Obviamente, a primeira opção para quem não tem plano de saúde, é utilizar os serviços oferecidos pelo SUS. E aqui vale mencionar: embora ele tenha apresentado muitos problemas operacionais, logísticos e de infraestrutura, o SUS também tem apresentado melhorias.

De modo geral, o sistema vem sendo reconhecido por ter aumentado o acesso à saúde da população brasileira, e tem sido visto até como uma referência em atenção à saúde primária, intervindo precocemente e efetivamente no histórico de várias doenças.

No entanto, alguns dos principais desafios a ser vencido pelo SUS é a longa fila de espera, e a qualidade do atendimento de média complexidade — aquele que envolve a atuação de especialistas.

São nesses pontos que empresas e associações privadas têm procurado trabalhar para garantir o acesso a serviços médicos de alta qualidade para a população que se encontra sem a cobertura de um plano de saúde.

Continue acompanhando o artigo para saber mais.

Redes de clínicas populares a preços acessíveis

Algumas startups têm surgido no Brasil procurando atender à população que procura por preços de exames e consultas mais acessíveis. Elas costumam funcionar como clínicas particulares a preços populares, instaladas próximas às regiões em que existe uma maior demanda por esse tipo de atendimento.

De modo geral, essas clínicas contam com o cadastramento voluntário de médicos das mais diversas especialidades, variando a forma como o paciente será cobrado por cada consulta.

Plataformas que fazem intermediação entre pacientes, médicos e clínicas

Outra alternativa que tem se mostrado extremamente vantajosa para quem não possui um plano de saúde, ou até mesmo para quem é credenciado a um plano de saúde com coparticipação, são plataformas que fazem a intermediação entre pacientes e clínicas especializadas. 

Ao acessá-las, o paciente poderá escolher a especialidade desejada para a consulta e por qual médico gostaria de ser atendido, avaliando horários disponíveis de atendimento e a localização da clínica em questão.

E, claro: o grande diferencial dessas plataformas, para o paciente, é que elas conseguem ofertar um custo mais barato para as consultas marcadas, por meio de parcerias estabelecidas com as clínicas credenciadas.

É nesse sentido que o Clique Médicos se apresenta como uma solução para aqueles que, sem os benefícios de uma cobertura de um plano de saúde, entendem a importância de recorrer aos cuidados regulares da saúde.

O Clique Médicos disponibiliza uma lista de médicos e de clínicas das mais diversas especialidades da saúde, com atendimento que abrange todo o Distrito Federal e Entorno.

Ao acessar o site, o paciente poderá consultá-lo livremente, fazer o seu cadastro e marcar a sua consulta imediatamente pela plataforma.

Deseja conhecer os nossos especialistas cadastrados? Clique aqui e navegue pela nossa plataforma. Ou, confira o passo a passo que preparamos para você: Como agendar uma consulta no Clique Médicos? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Cuidar da sua saúde e da saúde da sua família é um ato de amor diário e nós estamos aqui para te ajudar nisso. ?

Talvez você se interesse também:

Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

Check-up infantil: 5 exames que crianças devem realizar periodicamente

4 exames que mulheres devem realizar anualmente?

Quando devo realizar um check-up médico?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo