Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

pediatra

Você sabia que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos observou que as crianças que não comparecem ao pediatra até os 3 anos de idade, na quantidade recomendada, possuem duas vezes mais chances de serem hospitalizadas?

Esse é, sem dúvidas, um dado muito importante, e que alerta para a necessidade do acompanhamento médico regular de crianças. 

Neste artigo, portanto, você vai descobrir: qual a frequência recomendada para levar o seu filho ao pediatra, e quais as opções existentes de atendimento pediátrico. Acompanhe!

Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

De modo geral, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os pais levem o seu filho ao pediatra com determinada frequência até os 18 anos de idade (sim, até a sua fase jovem mesmo!), reduzindo as consultas conforme o desenvolvimento da criança. Confira a seguir!

Até 30 dias de vida – 3 consultas

De 2 a 6 meses – 1 consulta por mês

A partir dos 7 meses – 1 consulta a cada 2 meses

A partir dos 2 anos – 1 consulta a cada 3 meses

A partir dos 6 anos – 1 consulta por semestre

7 aos 18 anos – 1 vez por ano

No que se refere ao período da adolescência, o hebiatra (médico pediatra que cuida especialmente da saúde dos adolescentes) será essencial para que o seu filho continue tendo o auxílio médico em questões recorrentes da idade, como a puberdade e assuntos relacionados à saúde sexual.

Por que é importante levar o filho ao pediatra periodicamente?

É muito comum que a mãe leve o filho ao pediatra apenas quando ele apresenta algum sintoma ou algum atraso específico em seu desenvolvimento. A desvantagem disso, no entanto, é que o atendimento médico acaba sendo mais imediato e emergencial, descartando medidas preventivas tão importantes para o acompanhamento da saúde.

Além disso, muitas pessoas acreditam que a função de um pediatra é apenas tratar doenças comuns em crianças, quando poderiam consultá-lo para obter ajuda em diversas situações cotidianas do desenvolvimento infantil.

Portanto, vale ressaltar: o acompanhamento pediátrico constante é fundamental, tanto para acompanhar de perto todo o desenvolvimento da criança, identificando e tratando eventuais doenças de forma precoce, como para contribuir com a educação infantil, de um modo geral. 

Lembre-se: o especialista lida com crianças diariamente e pode identificar, não somente problemas de saúde, como questões comportamentais que precisam ser contornadas. 

Para saber como escolher o pediatra certo para o seu filho, é só clicar aqui e conferir as nossas dicas!

Como garantir consultas a preços acessíveis para o meu filho?

Para os pais que não podem contar com um plano de saúde para o filho, a alternativa mais comum costuma ser o SUS (Sistema Único de Saúde).

O risco, no entanto, é que a espera pelo atendimento, infelizmente, pode ser longa e demorada, além do serviço impossibilitar que a criança seja acompanhada por um pediatra fixo. Todas essas questões são o motivo, inclusive, de muitos pais abandonarem o acompanhamento periódico.

Nesses casos, o Clique Médicos apresenta uma nova solução, viabilizando preços extremamente acessíveis, em relação às consultas convencionais sem plano de saúde. 

Pela plataforma, os pais podem escolher o pediatra que mais atenda às suas necessidades e preferências, considerando a localização da clínica do médico, a especialidade do pediatra e a disponibilidade de atendimento.

Conheça nosso time de pediatras cadastrados aqui e agende uma consulta agora mesmo. Seu filho merece esse cuidado!*

*Para saber como agendar a sua consulta, clique aqui e confira um passo a passo.

Agora que você já sabe a periodicidade com que você deve levar seu filho ao pediatra, veja quais são os principais exames que o médico poderá solicitar para ele fazer. Confira aqui!

Leia também: 

Quais as alternativas para quem não possui plano de saúde?

Quando devo realizar um check-up médico?

Endometriose: o que é e quais são os sintomas?

2 Comentários

    • Olá Ana Cleide!
      Indicamos a senhora a levar a sua filha a um pediatra para uma avaliação e um tratamento adequado.

      Agradecemos o contato.

      Resposta

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo