Osteoporose: o que é? Tem cura?

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea, deixando os ossos fracos e porosos.

Trata-se de uma doença, inicialmente, assintomática, o que dificulta bastante o seu diagnóstico precoce.

Acompanhe o artigo para entender o que causa a osteoporose, descubra se ela tem cura, saiba como é feito o tratamento, e confira algumas dicas que você pode adotar para preveni-la.

Osteoporose: o que é?

A osteoporose é uma doença degenerativa dos ossos, causada principalmente pelo avanço natural da idade. Com o tempo, o esqueleto diminui a sua capacidade natural de se regenerar e de produzir ossos novos. Desse modo, os ossos do corpo humano se enfraquecem, ficando suscetíveis a fraturas.

Causas e Fatores de risco

A osteoporose é uma condição mais frequente nos idosos e em mulheres após a menopausa.

No caso das mulheres, o período da menopausa ocasiona uma diminuição na produção de estrogênio — um importante hormônio que ajuda a fortalecer os ossos e mantê-los saudáveis. 

Contudo, existem outros fatores que podem favorecer o surgimento da osteoporose, como:

  • Predisposição genética de ter a doença;
  • Dieta pobre em cálcio e vitamina D;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Sedentarismo;
  • Uso de determinados medicamentos (como aqueles à base de corticoides);
  • Diabetes;
  • Disfunções na tireoide;
  • Artrite reumatoide;
  • Doenças inflamatórias do intestino que podem fragilizar os ossos.

Sintomas da Osteoporose

Como dito no início do artigo, a osteoporose é silenciosa e não apresenta sintomas iniciais. Em geral, os sinais só aparecem quando a doença já está em um estágio mais avançado, quando acontece alguma fratura ou quando ocorre alguma dor decorrente de um osso fraco ou poroso.

O mais indicado, portanto, é que você realize um check-up médico regularmente, principalmente se tiver 40 anos ou mais, ou se possui algum dos fatores de risco que apresentamos acima, ok? Clique aqui para saber mais sobre o check-up médico. Ou, clique aqui para agendar online uma consulta com um médico próximo de você!

A osteoporose tem cura?

A osteoporose, uma vez instalada, não tem cura. Entretanto, a boa notícia é que é possível tratá-la de forma a evitar que a doença evolua, buscando formas de fortalecer os ossos e evitando que aconteça alguma fratura.

Como é feito o diagnóstico da osteoporose?

Primeiramente, o médico irá realizar uma avaliação geral do paciente, analisando seu histórico clínico e familiar, e investigando seu estilo de vida e hábitos alimentares. Essa etapa é importante porque a deficiência de alguns nutrientes importantes corresponde a uma das principais causas da doença.

Contudo, a melhor maneira do médico detectar a osteoporose é realizando o exame de densitometria óssea. Trata-se de um exame de imagem simples e muito eficaz, que avalia a densidade mineral óssea do corpo e aponta se há, de fato, uma perda de massa óssea que pode evoluir para a osteoporose.

Essa condição pré-clínica é chamada de osteopenia, que é um estágio anterior a osteoporose.

Como é realizado o exame de densitometria óssea?

O exame é simples, seguro e totalmente indolor. O paciente precisará ficar deitado por alguns minutos (15 minutos, em média) em uma maca, para que um aparelho de raio-X faça uma avaliação do seu corpo todo.

Em seguida, o médico irá comparar os resultados com a densidade óssea de uma pessoa normal, com base em fatores como peso, idade, sexo e altura. É neste momento que ele indicará se há ou não a presença da osteoporose.

Quem pode fazer o exame de densitometria óssea?

Em geral, o exame de densitometria óssea está indicado para todas as mulheres após a menopausa, e para homens acima dos 60 anos. 

Além disso, pessoas que já sofreram alguma fratura, que usam determinados medicamentos que aumentam o risco da doença (como glicocorticoides ou anticonvulsivantes), ou que têm alguma doença que pode comprometer a densidade óssea, também podem realizar o exame com certa periodicidade, conforme prescrição médica.

Qual o médico que trata a osteoporose?

Não há uma especialidade médica específica que trata da osteoporose. Ortopedistas, reumatologistas, endocrinologistas e geriatras são alguns dos especialistas que estudam e tratam a doença.

Para as mulheres, um ginecologista também é uma boa opção no tratamento da osteoporose, visto que a doença ocorre com mais frequência após a menopausa.

Seja qual for o caso, recomenda-se que o check-up médico seja seguido à risca anualmente, a fim de detectar qualquer doença silenciosa, como a osteoporose. 

Nesse sentido, recomenda-se que as mulheres se consultem com um ginecologista, os idosos com um geriatra, e os homens com um clínico geral. 

Na plataforma online do Clique Médicos, você pode agendar uma consulta com médicos de diversas especialidades, conforme a sua agenda disponível.

Clique aqui para marcar uma consulta ou exame!

Tratamento da Osteoporose

O principal tratamento da osteoporose consiste em adequar o seu estilo de vida para um dia a dia saudável. Como você viu nesse artigo, a doença nada mais é do que um reflexo de ossos fracos e porosos.

Logo, ingerir alimentos ricos principalmente em cálcio e Vitamina D, irá ajudar a fortalecê-los, ajudando a impedir que aconteça alguma fratura.

O tratamento também pode incluir a prática regular e supervisionada de atividades físicas, que irão auxiliar no fortalecimento dos ossos. Nesse caso, é importante o acompanhamento de um preparador físico ou fisioterapeuta, tudo bem?

Se necessário, o médico poderá prescrever, também, alguns medicamentos que irão melhorar a resistência do osso, incentivando a sua recuperação e retardando a sua degeneração.

É possível prevenir a osteoporose?

Sim, a osteoporose pode ser prevenida, adotando hábitos saudáveis que ajudem a fortalecer a massa óssea e a manter o esqueleto firme e saudável. A seguir, conheça algumas dicas que você pode adotar agora mesmo para prevenir a doença:

  • Tenha uma alimentação saudável, rica principalmente em cálcio e em vitamina D;
  • Pegue sol frequentemente por cerca de 15 minutos, antes das 10h da manhã ou após as 17h;
  • Pratique exercícios físicos regularmente, especialmente aqueles de impacto, que ajudam na formação e fortalecimento da massa óssea. Recomenda-se a prática com a supervisão de um preparador físico ou fisioterapeuta;
  • Evite o consumo excessivo de álcool;
  • Não fume;
  • Consulte-se regularmente com um médico para avaliar o seu estado atual de saúde ou o seu progresso com a prevenção ou tratamento.

Leia também estes artigos:

4 exames que mulheres devem realizar anualmente

Nutricionista ou endocrinologista? Saiba quando procurar cada um desses profissionais

Quais as alternativas para quem não possui plano de saúde?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo