Nutricionista ou endocrinologista? Saiba quando procurar cada um desses profissionais

Nutricionista Endocrinologista

Quando você está buscando emagrecer, alimentar-se bem ou tratar algum problema hormonal, que profissional você procura? Um nutricionista? Um endocrinologista? Os dois?

Acompanhe este artigo para entender a diferença de atuação entre esses especialistas e saiba exatamente quando procurar cada um deles. 

Uma informação já podemos adiantar: os dois juntos podem te levar a um conhecimento muito mais acertado sobre a saúde do seu corpo e sobre os melhores alimentos para mantê-lo saudável.

Endocrinologista

O endocrinologista é o médico especialista em endocrinologia que trata disfunções nas glândulas endócrinas de um modo geral. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam hormônios na corrente sanguínea, e são responsáveis por regular praticamente todas as funções orgânicas do corpo.

Desse modo, quando acontece alguma alteração hormonal, o endocrinologista pode auxiliar no tratamento do problema, principalmente quando essa alteração resulta em doenças como a diabetes, doenças da tireoide e a obesidade.

A seguir, conheça as principais áreas de atuação do endocrinologista:

  • Diabetes;
  • Doenças que afetam a tireoide, como hipertireoidismo, hipotireoidismo, bócio, nódulos tireoidianos, Doença de Graves e Tireoidite de Hashimoto;
  • Osteoporose;
  • Osteopenia (estágio anterior ao da osteoporose);
  • Andropausa;
  • Reposição hormonal da menopausa;
  • Obesidade;
  • Problemas relacionados ao crescimento, como baixa estatura, gigantismo e raquitismo;
  • Distúrbios hormonais da puberdade;
  • Excesso de pêlos em mulheres (hirsutismo);
  • Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOP);
  • Síndrome metabólica;
  • Doenças da glândula suprarrenal;
  • Alterações no ciclo menstrual;
  • Doenças da hipófise.

Nutricionista

O nutricionista é o profissional graduado em Nutrição que trata dos alimentos e da ação de seus nutrientes no organismo. Ele avalia o que você necessita para recuperar ou manter a saúde por meio de um planejamento alimentar, considerando também seus fatores sociais, biológicos e até culturais na construção de um cardápio personalizado.

O profissional pode trabalhar em diversas frentes e segmentos, como a nutrição clínica, fitoterápica, nutrição esportiva, nutrição voltada para grupos ou empresas, nutrição voltada para a pesquisa científica e até nutrição voltada para o marketing (destacando e promovendo o valor nutricional de um produto).

Ao se consultar com o profissional, ele irá te orientar quanto à melhor forma para escolher e combinar os alimentos e sobre o que deve ser priorizado e evitado em um cardápio ao longo do dia. Caso você esteja tratando algum problema de saúde específico, ele poderá personalizar uma dieta que auxilie na recuperação do seu estado de saúde atual. 

Leia também: 4 exames que mulheres devem realizar anualmente

Quando devo procurar um nutricionista ou endocrinologista?

Embora o nutricionista possa solicitar a realização de exames com o intuito de fazer uma análise do estado nutricional do paciente, ele não tem autorização para receitar medicamentos ou para realizar um diagnóstico clínico — funções que cabem ao médico endocrinologista. 

Nesse sentido, a união dos dois especialistas pode ser muito benéfica para uma análise completa do paciente, com a prescrição de uma dieta mais embasada.

Em caso de obesidade, por exemplo, o mais recomendado é que o tratamento seja realizado simultaneamente pelos dois profissionais. Assim, o endocrinologista poderá realizar um diagnóstico clínico efetivo, e recomendar um nutricionista para prescrever um planejamento alimentar com base nesse diagnóstico.

De modo isolado, no entanto, a orientação é a seguinte: você deve procurar um nutricionista quando a sua necessidade for exclusivamente dieta ou reeducação alimentar, e deve procurar um endocrinologista, especialmente, quando o seu problema estiver ligado a disfunções hormonais.

Leia também: 6 sinais de alerta para a sua saúde

Como realizar uma consulta com um nutricionista ou endocrinologista?

Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza consultas com nutricionistas e endocrinologistas. Entretanto, dependendo dos seus objetivos com a consulta, um atendimento efetivo e completo pode ser prejudicado pela longa espera pelo atendimento na rede pública.

Como alternativa, existem plataformas online — como o Clique Médicos —, que permitem que você escolha um nutricionista ou endocrinologista em uma ampla rede de profissionais cadastrados — a preços extremamente acessíveis.

Para consultar todos os nutricionistas e endocrinologistas cadastrados no Clique Médicos, basta acessar aqui.*

*Caso precise de ajuda para marcar online a sua consulta, é só clicar aqui e conferir o nosso passo a passo.

Você também pode se interessar por: 

Quando devo realizar um check-up médico?

Quais as alternativas para quem não possui plano de saúde?

Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

12 Comentários

    • Olá, Vitoria Roberta! Me chamo Rogerio, sou do Clique Médicos e lhe enviamos um e-mail. O Clique Médicos agradece seu comentário.

      Resposta
  • Gostei do artigo.
    Estou procurando fazer uma consulta com um endocrinologista, obrigado.

    Resposta
  • Sou nutricionista com pós graduação em nutrição clínica funcional. E também acho que a parceria dos profissionais são a melhor escolha. Sobre obesidade: o médico, o nutricionista, o educador físico e as vezes o psicólogo são necessários. Mas, lembrando que o equilíbrio sempre vem de como nos alimentamos. Não adianta tomar remédio para emagrecer e não ter uma dieta saudável e não se exercitar.

    Resposta
    • Quando o organismo não absorve vitamina b12 tendo que levar injeção de 2 em 2 meses quem devo procurar

      Resposta
      • Olá, Senhora Estela!
        Indicamos a senhora a procurar um Nutrólogo ou um Nutricionista para que possam auxiliar e buscar a causa e lhe indicar o melhor tratamento.
        O Clique Médicos possui excelentes profissionais nas áreas.
        Acesse http://www.cliquemedicos.com.br e saiba mais.

        Resposta
  • Bom dia ! Dou a Edivania gama e após ler o artigo descobri que preciso de acompanhamento tanto Nutricionista como endocrinologista.

    Resposta

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo