Febre amarela: sintomas, diagnóstico e tratamento

Febre amarela

Desde março de 2018, o Ministério da Saúde passou a recomendar a vacina que previne a doença para todo o território brasileiro, após períodos de consecutivas altas no número de casos.

A infecção viral é grave e, por este motivo, recomenda-se notificação compulsória imediata a qualquer sinal suspeito. 

Neste artigo você vai saber mais sobre a doença, seus sintomas e como se dá o diagnóstico, além disso, conhecerá também as medidas preventivas que podem evitá-la. Confira!

O que é febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa grave causada por um arbovírus, ou seja, um vírus transmitido por insetos. Assim como a dengue, a zika e a chikungunya, seu principal agente transmissor é o mosquito Aedes aegypti

O vírus é transmitido pela picada do mosquito infectado, portanto, não há transmissão direta de pessoa para pessoa. 

A febre amarela possui dois tipos, embora o vírus responsável pela infecção, bem como pelos sintomas da doença, sejam os mesmos. Ela se divide, de acordo com o seu ciclo de transmissão, em febre amarela silvestre e febre amarela urbana. 

Febre amarela silvestre

Nesse tipo, a febre acomete a macacos, que servem de hospedeiros para o vírus. Os agentes transmissores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. 

O ciclo de transmissão ocorre quando um mosquito pica um macaco com febre amarela, tornando-se vetor do vírus daquele momento em diante. Por isso, a morte de primatas em uma mesma região é um forte sinal de alerta. 

Febre amarela urbana

A febre amarela urbana, por sua vez, é o tipo mais conhecido da doença. O hospedeiro neste caso é o homem e o agente transmissor é o Aedes aegypti.

O ciclo de transmissão, portanto, inicia-se quando um mosquito pica uma pessoa infectada pelo vírus, o que propicia o transporte deste até uma pessoa saudável.

Sintomas

Os sintomas da febre amarela em muito se assemelham a uma virose comum. Por isso, é importante estar atento às manifestações iniciais da doença. Veja algumas delas:

  • Início súbito de febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dores nas costas;
  • Dores no corpo em geral;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga e fraqueza.

A maioria das pessoas infectadas melhoram após esses sintomas iniciais. Outras, no entanto, podem apresentar uma melhora repentina seguida do desenvolvimento de uma forma mais grave da doença. Sendo assim, é fundamental contar com auxílio médico ao sinal de qualquer suspeita.

Diagnóstico

Os sintomas da febre amarela podem se assemelhar com sintomas de outras doenças, por isso, apenas um médico é capaz de diagnosticar e tratar a doença corretamente. 

Não arrisque fazer um autodiagnóstico! A febre amarela é uma doença séria que exige tratamento profissional e exames especializados para não se agravar.

No caso de qualquer um dos sintomas apresentados anteriormente, procure um hospital ou um médico clínico para uma avaliação adequada.

No Clique Médicos você pode agendar consultas online a preços acessíveis com os melhores médicos de Brasília. Confira!

Tratamento

O tratamento da doença é sintomático, isto é , objetiva apenas tratar os seus sintomas, enquanto o sistema imunológico opera para estabilizar o quadro da infecção.

Durante este período, o paciente hospitalizado deve ficar em repouso com reposição de líquidos e sangue, se necessário. 

Como se prevenir?

A vacinação ainda é a principal forma de se prevenir contra a febre amarela. Desde 2017, o Brasil adota o esquema de dose única.  

Além de hospitais e clínicas particulares, o cidadão também pode ter acesso à vacina por meio do serviço público oferecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS. 

A dose é indicada para todas as pessoas, especialmente para quem reside nas cercanias de áreas endêmicas ou pretende viajar para esses lugares. No caso de viagem, a dose deve ser aplicada com no mínimo dez dias de antecedência, para que o organismo tenha tempo de produzir os anticorpos necessários. 

Além da vacina, combater a proliferação do Aedes aegypti é uma medida importante para prevenir surtos da doença em áreas urbanas. Para isso, é necessário eliminar focos de água parada que possam servir para a postura de ovos do mosquito e usar repelente para evitar a picada.

Leia também: 

Quando devo realizar um check-up médico?

Check up infantil: 5 exames que crianças devem realizar periodicamente

4 exames que mulheres devem realizar anualmente

7 exames que os homens devem fazer anualmente

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo