Infecção urinária: o que é e como tratar?

Infecção Urinária

Você sabia que as mulheres têm, em média, 50 vezes mais chances do que os homens de contraírem a infecção do trato urinário? Isso por causa de sua anatomia natural — uretra mais curta e próxima do ânus, o que facilita o trânsito de bactérias e microorganismos. 

Confira, neste artigo, as principais causas da infecção, sintomas, como tratá-la e como preveni-la. Acompanhe até o final! 

O que é?

Basicamente, a infecção urinária é qualquer tipo de infecção no trato urinário causada por microorganismos. Na maioria dos casos, é comum que a bactéria Escherichia coli seja a responsável. 

O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Dependendo da parte específica acometida pelo microrganismo, a infecção terá uma nomenclatura diferente. Uretrite, quando a uretra é afetada; cistite, quando a bexiga sofre a contaminação e pielonefrite quando as bactérias chegam aos rins. 

Quando a infecção chega aos rins (pielonefrite), parte mais alta do sistema urinário, é quando os sintomas e riscos são mais graves. Caso não tratada, pode evoluir para uma doença renal crônica, provocando a perda gradativa das funções dos rins. 

Sintomas

Para facilitar a identificação da doença, listamos os sintomas mais comuns da infecção:

  • Necessidade inadiável de urinar com frequência;
  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Baixo volume de urina em cada micção;
  • Dores na bexiga, costas e ventre;
  • Febre;
  • Sangue na urina (casos mais graves). 

Fatores de risco

Como dito anteriormente, a infecção urinária pode atingir homens, mulheres, crianças e idosos. No entanto, existem alguns fatores que podem facilitar o contágio da doença.

Menopausa

Além da anatomia feminina oferecer mais riscos para a infecção do trato urinário, a menopausa também é um processo biológico da mulher que, embora natural, pode aumentar as chances de infecção urinária. Isso porque, na menopausa, a flora vaginal é alterada, devido a diminuição de estrogênio, o que facilita a proliferação de bactérias

Relações sexuais

Durante as relações sexuais, o pênis pode ajudar a levar bactérias para o trato urinário da mulher através da vagina. Por isso, é recomendado higienizar-se e até mesmo urinar após o ato sexual para expelir as bactérias. 

Uso de fraldas geriátricas

No caso de idosos, o uso de fraldas, muitas vezes indicado por causa de incontinência urinária, também representa um fator de risco. A fralda geriátrica é úmida e abafada, o que cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias numa região próxima a genitália.

Prender urina

Assim como beber pouca água, prender a urina por um longo período de tempo facilita a multiplicação de bactérias que podem já estar no sistema urinário. Portanto, beber muita água e urinar com frequência é também uma medida preventiva.

Tratamento

Como toda doença, a medida mais adequada para o tratamento é procurar um profissional assim que identificados os sintomas. Especialistas como o ginecologista, urologista e até mesmo o clínico médico podem identificar a infecção ainda em seu estágio inicial e encaminhar o paciente para o tratamento adequado. 

O diagnóstico é feito por meio dos exames de urina, para que se identifique a presença de bactérias causadoras  da infecção, e também exames de imagem, para eliminar a suspeita de outros males com sintomas parecidos, como o cálculo renal.  

Muitas vezes o próprio organismo é capaz de eliminar as bactérias e encerrar o quadro de infecção. Entretanto, em alguns  casos é necessário o uso de antibióticos, receitados de acordo com o tipo de bactéria encontrado no exame de cultura de urina pelo médico ginecologista ou urologista. 

Agora que você já sabe mais sobre infecção urinária, não dê bobeira! Beba bastante água e previna-se sempre. Caso tenha se identificado com alguns dos sintomas de infecção urinária, não hesite em procurar um médico!

Para marcar uma consulta com o urologista, CLIQUE AQUI e agende um horário na plataforma do Clique Médicos. 

Leia também:

Quando devo procurar um ginecologista?

Quando procurar um clínico médico?

Como agendar uma consulta no Clique Médicos? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo