Check up infantil: 5 exames que crianças devem realizar periodicamente

check up infantil

É recomendável que toda criança seja submetida a um check up anualmente, sendo um hábito muito importante para a sua saúde. A realização de exames de rotina auxilia na prevenção de doenças que podem ocorrer no futuro e proporciona um crescimento saudável para os pequenos.

A seguir, consulte 5 principais exames que podem ser realizados sob orientação do pediatra. Acompanhe!

Exames de sangue

Você já deve saber que coletar sangue de uma criança não é nada fácil. Entretanto, um exame de sangue, como o hemograma, é fundamental na prevenção de diversas infecções e doenças — entre elas, a anemia, infecções virais ou bacterianas. 

Além do hemograma, outros exames importantes que podem ser indicados pelo pediatra são: check up de perfil lipídico (para avaliar o colesterol), de glicemia (para avaliar o açúcar no sangue), de tireoide (T4 e TSH), de dosagem ferro sérico e de ferritina (para avaliar uma possível anemia).

A recomendação para os exames citados ficará por conta do pediatra, que poderá indicar uma periodicidade pré definida ou seguir com a solicitação a partir de determinados sintomas que a criança apresente.

Exame parasitológico de fezes

É comum que as crianças corram um risco maior de terem vermes, uma vez que o seu sistema imunológico ainda não está plenamente desenvolvido. Além disso, crianças, no geral, têm mais contato com o chão, sujeira e poeira, e, muitas vezes, acabam levando as mãos sujas à boca, ficando mais sujeitas às infecções.

É nesse sentido que o exame de fezes mais recomendado em um check-up infantil é o parasitológico — que investiga a presença de parasitas e protozoários, podendo ser um indício de verminose. 

Vale, também, procurar o médico na presença de sintomas de vermes no intestino, como: dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso incomum, anemia e problemas respiratórios.

Exame de urina

O exame de urina é um teste simples que auxilia — e muito — na detecção de diversas patologias, não apenas aquelas que afetam os rins e as vias urinárias, como também doenças renais e até a diabetes.

A infecção urinária é um dos principais problemas que podem acometer as crianças. Isso porque, além de terem o trato urinário ainda em desenvolvimento, a criança ainda está aprendendo a controlar suas idas ao banheiro e desenvolvendo seus primeiros hábitos de higiene.

Portanto, preste atenção nos seguintes sintomas: perda de peso repentina, falta de apetite, alterações do sono, irritabilidade, choro constante, ou febre sem razão aparente. Em todos esses casos, será fundamental consultar o pediatra para investigar o problema, tudo bem?

Exames de vista

Logo na maternidade, o teste do olhinho deverá ser feito para verificar se está tudo normal com a visão do recém-nascido. Caso esteja tudo regular, a partir do seu primeiro ano de vida, o exame de vista passa a ser recomendado novamente a fim de checar todo o desenvolvimento de visão da criança neste período. 

Durante a infância, sinais como apertar os olhos para ver TV ou ler um livro, tropeçar, cair ou esbarrar em objetos com frequência, podem indicar a necessidade de uma avaliação da qualidade visual da criança.

Para o período escolar, especialmente, será fundamental contar com o acompanhamento do oftalmologista para prevenir problemas de aprendizagem e de mau desempenho escolar decorrentes da má visão.

Exames de audição

Assim como o teste do olhinho para avaliar a visão, o teste da orelhinha também é realizado na maternidade para avaliar a recepção de sons pelo bebê.

Após essa triagem, é recomendável continuar monitorando a saúde auditiva da criança em seus primeiros anos de vida e, também, na sua vida escolar. 

Vale ressaltar que, especialmente durante o período de desenvolvimento de fala da criança, ela não conseguirá manifestar aos pais caso não escute com qualidade, o que poderá prejudicar bastante a evolução da sua comunicação com o mundo.

Caberá, então, ao pediatra solicitar exames rotineiros para verificar se a criança está ouvindo bem e com a qualidade necessária para interagir com a sua família e amigos.

Periodicidade para o check up infantil

O acompanhamento regular com o pediatra será fundamental desde o nascimento do bebê até a sua juventude, aos 18 anos.

Para saber com qual frequência deverá levar seu filho ao médico em cada faixa etária, leia o seguinte artigo e tire suas dúvidas: Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

O que devo fazer para solicitar um check up para o meu filho?

O primeiro passo para solicitar um check up para o seu filho é realizar uma consulta com o pediatra. Em uma análise inicial, ele irá investigar os hábitos alimentares e estilo de vida da criança, se há histórico na família de alguma patologia, e examinar seu estado geral de saúde. Clique aqui para saber como escolher o pediatra certo para o seu filho.

Com base nessa avaliação inicial, o pediatra irá solicitar a realização de exames, que podem variar de criança para criança. Os exames que você conheceu neste artigo costumam ser os mais comuns em um check up infantil de rotina, mas pode ser que o médico solicite algum outro exame complementar ou mais específico, tudo bem?

Para agendar uma consulta, você pode pesquisar no Clique Médicos um pediatra que mais atenda às suas necessidades. O Clique Médicos é uma plataforma online que conecta você a uma ampla rede de clínicas e médicos especialistas do DF, oferecendo consultas mais baratas como uma das alternativas para quem não é beneficiário de um plano de saúde.

Clique aqui e agende sua consulta com o Clique Médicos. É rápido, fácil e seguro!*

*Não sabe como utilizar o Clique Médicos? Então clique aqui e veja um passo a passo!

Talvez você se interesse também:

Quando devo realizar um check up médico?

4 exames que mulheres devem realizar anualmente

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo