3 sintomas da dengue para se atentar

sintomas da dengue para se atentar desde o início

Febre, dores musculares e mal estar. Esses são alguns dos sintomas da dengue que podem ser facilmente confundidos com uma simples gripe ou virose.

Reconhecê-los em seu início previne que a doença avance para estágios mais graves e otimiza o tratamento. Em geral, os sintomas começam a dar sinais a partir do terceiro dia após a infecção, podendo durar até o décimo quinto dia. 

Para facilitar a identificação, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o desenvolvimento da doença. 

1. Febre  

Após a infecção, um dos primeiros sintomas da dengue é a febre (de 39° a 40°) que surge de maneira repentina. Mas, diferentemente da febre causada por outros tipos de infecção, a febre originada pela dengue vem acompanhada de dores de cabeça, dores atrás dos olhos, fraqueza e dores nas juntas e músculos.

ATENÇÃO! É comum que a partir do quinto dia, a febre, que começou alta, comece a baixar. Muitas pessoas ao perceberem isso acreditam que já estão curadas e que não precisam de mais cuidados. Mas não se engane! Mesmo após cessado o quadro de febre, caso não tenha sido tratada, a infecção pode avançar para estágios mais graves. O mais recomendado, portanto, é sempre buscar auxílio médico logo no início do sintoma.

 2. Erupções cutâneas ou vermelhidão no corpo

A vermelhidão na pele é um sintoma muito comum da dengue. Além dele, outra manifestação é a erupção cutânea causada pela dilatação dos vasos sanguíneos, conhecida como exantema. 

Os sintomas que se manifestam na pele, por serem mais fáceis de serem observados, são fortes sinais para identificar a infecção por dengue ainda em seu estágio inicial. 

3. Enjoo e vômito

O vômito, muitas vezes acompanhado de fraqueza no corpo e falta de apetite, também é um indício da dengue. Quadros de vômitos persistentes e dores abdominais podem indicar casos mais graves da infecção. 

É importante entender que nem sempre todos os sintomas listados se manifestam simultaneamente. Independentemente da gravidade dos sintomas, no entanto, consulte-se com um médico e obtenha o diagnóstico correto. 

Para o diagnóstico da dengue, um dos médicos indicados é o clínico geral.

CLIQUE AQUI e acesse a plataforma do Clique Médicos e marque um horário com médicos renomados do Distrito Federal

O que é a dengue? 

A dengue é uma grave doença febril causada por um arbovírus — tipo de vírus transmitido por picadas de insetos, especialmente mosquitos — sendo o mosquito Aedes aegypti seu agente transmissor. Por isso, os principais métodos de prevenção visam o combate a multiplicação do mosquito transmissor.

A reprodução do Aedes aegypti acontece quando a fêmea põe seus ovos em água parada, limpa ou suja. Por isso a orientação de evitar manter água parada em vasos de plantas, xaxins, higienizar piscinas com cloro e não juntar objetos que possam acumular água, especialmente a céu aberto. 

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados pela Agência Brasil, em 2019, os casos notificados de dengue no Brasil atingiram um percentual 690% maior que em 2018. Na região Centro-Oeste, a média foi de 1.235,8 casos para cada 100 mil habitantes — maior taxa proporcional do país.

Quando procurar um médico?

Todas as faixas etárias estão suscetíveis ao contágio do vírus da dengue, porém, pessoas idosas têm mais risco de desenvolver quadros graves. Pessoas com doenças crônicas como hipertensão e diabetes também são mais vulneráveis ao agravamento da infecção.

A recomendação é suspeitar de dengue em todos os casos de febre aguda com duração de no máximo sete dias, especialmente se a febre for acompanhada dos sintomas relacionados anteriormente. 

Como muitos sintomas podem ser facilmente confundidos com outros tipos de enfermidades, é fundamental procurar assistência médica o quanto antes. O clínico geral é um dos profissionais capacitados para fazer o diagnóstico assertivo da dengue

Na plataforma do Clique Médicos você tem acesso a uma variedade de clínicos gerais a preços acessíveis, basta agendar sua consulta online! 

Clique aqui para agendar sua consulta!

Tratamento para a dengue

O tratamento é feito com hidratação e medicamentos para tratar os sintomas, já que não existe uma vacina para combater o vírus após a infecção. Outra orientação é o repouso absoluto até que a febre e as dores diminuam. 

O período de tratamento possui, em média, catorze dias, podendo ser mais rápido em adultos mais saudáveis.   

Leia também: 

Quando devo realizar um check-up médico?

Check up infantil: 5 exames que crianças devem realizar periodicamente

4 exames que mulheres devem realizar anualmente

7 exames que os homens devem fazer anualmente

8 Comentários

  • Estou a 3 dias ,com dores no corpo,dor de cabeça,dor nas juntas e ossos,não tenho fome,vou tentar comer e me dá náuseas, sinto muita fraqueza,dor nos olhos ,fiz o teste de covid e deu negativo,tive febre nos 3 primeiros dias ,agora só suador,será q posso estar com dengue

    Resposta
    • Olá Daiana!

      Os sintomas são muito parecidos com os de dengue.
      Orientamos a senhora a ir ao clínico geral para que ele possa analisar e dar as devidas orientações.
      No site do Clique Médicos a senhora tem acesso a excelentes profissionais.
      Acesse http://www.cliquemedicos.com.br e saiba mais.

      Resposta
  • Meu corpo está todo empolado de brotoejas é muito desanimada e cansada acho que estou com dengue levei várias puxadas de pernilongos

    Resposta
    • Olá senhora Olinda!

      Indicamos a senhora a ir em um clínico geral para que ele possa analisar e orientar a senhora, corretamente.

      No site do Clique Médicos http://www.cliquemedicos.com.br a senhora tem acesso a excelentes profissionais.

      Resposta
  • Tive todos os sintomas da dengue e depois de 7 dias agora q apareceu as manchas vermelhas na pele e pés e mãos constando

    Resposta
    • Olá Jucilene!

      É indicado a senhora ir ao médico para que ele possa realizar uma analise e identificar a causa!
      O médico mais indicado é o clinico geral.
      No site do Clique Médicos http://www.cliquemedicos.com.br a senhora tem acesso a excelentes profissionais.

      Resposta
  • Estou com pintas vermelhas e vermelho no geral sem pintas o que teno que fazerm.

    Resposta
    • Olá Senhor Carlos Luiz!
      Indicamos o senhor a ir em um clínico médico para que ele possa analisar e caso necessário encaminhar o senhor ao profissional ideal.

      No site do Clique Médicos o senhor encontra excelentes profissionais.
      Acesse http://www.cliquemedicos.com.br e saiba mais.

      Resposta

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo