Obstetra: como escolher a pessoa certa?

Obstetra

A gravidez é um dos momentos mais marcantes da vida da mulher, incluindo, dentre tantas emoções, muitas dúvidas e inseguranças. Para tornar a jornada mais leve, a escolha de um obstetra, logo no início da gestação, será fundamental para o devido acompanhamento médico.

Saiba o que considerar para escolher um especialista que se adeque perfeitamente às suas expectativas e que te passe a segurança que precisa durante esse período. Acompanhe o artigo!

Peça indicações

O boca a boca ainda é um dos indicadores mais confiáveis para se escolher um médico. Conhecer as experiências de outras famílias é uma maneira fácil de entender como o profissional trabalha e decidir se ele é a melhor opção para você ou não. 

Se sua ideia é fazer um parto humanizado, por exemplo, procure mulheres que já fizeram esse tipo de parto e descubra quais profissionais as auxiliaram. 

Se você está decidida a ter um parto normal, encontre outras mulheres que tiveram um parto normal. Conheça a experiência delas, se foi boa ou ruim e por quê. Descubra quais médicos elas indicam para atender às suas necessidades de parto normal. 

Pesquise sobre o(a) médico(a)

Pedir indicações é ótimo, mas você precisa confirmar todas as informações antes de marcar uma consulta! Não tenha vergonha de querer saber tudo sobre o médico. Use a internet, redes sociais e todas as ferramentas que você tiver disponíveis para descobrir o máximo possível. 

Mas, é claro, algumas coisas só dá para descobrir conversando mesmo. Nesses casos, marque uma consulta sem compromisso, só para conhecer o médico pessoalmente e discutir com ele tudo que for importante para você. Caso não se identifique, não se sinta constrangida de procurar outro obstetra. O mais importante é você se sentir à vontade.

Considere a disponibilidade e proximidade do médico 

A disponibilidade e a proximidade do médico também devem ser fatores determinantes para a sua escolha. 

Em um momento tão importante como a gravidez, você vai precisar de um profissional que esteja sempre à disposição para atender a qualquer demanda emergencial ou tirar qualquer dúvida. Por isso, um obstetra que está muito distante da sua localidade pode ser também um empecilho.

Verifique se o médico se desloca muito para outras cidades, se ele disponibiliza um número de contato para suas pacientes ou, até mesmo, se ele responde mensagens por WhatsApp ou aplicativos semelhantes. 

Busque um obstetra que se conecte com você 

Sabemos que a gravidez é um momento muito especial que exige também diversos cuidados. Por isso é tão importante escolher um obstetra que te passe confiança. Para se sentir segura, você precisa se conectar com o seu médico. Nada adianta um profissional que foi muito bem recomendado. mas que não faz você se sentir confortável. 

Para que você estabeleça esse vínculo, é primordial que alinhe as suas expectativas com as do médico. Em um primeiro encontro, abra o jogo. Fale tudo que você deseja durante o acompanhamento e no parto. Não espere para dizer essas coisas depois que o acompanhamento já começou. Muitas vezes você e o médico podem ter fortes opiniões contrastantes a respeito de algo. Nesse caso, é melhor descobrir logo no início do chegar na metade da gestação e ter que trocar de médico por incompatibilidade, por exemplo. 

Preço

Esse pode ser um fator importante se você não possui um plano de saúde (ou possui um que não cobre obstetrícia)  e escolheu fazer o seu acompanhamento e parto pela rede privada. 

Analise as suas finanças e o seu orçamento. Pense nas consultas, exames e nos gastos com o parto que terá ao longo dos 9 meses de gestação. Se você não possui muito para gastar, procure alternativas mais em conta, mas que mantenham o padrão de qualidade.

Na plataforma do Clique Médicos, é possível marcar uma consulta online com os melhores obstetras de Brasília a preço fixo! CLIQUE AQUI, acesse a especialidade Ginecologia e Obstetrícia e encontre o seu médico.

 Esses são alguns dos critérios mais importantes na hora de escolher seu obstetra. Se ainda ficou confusa com tantas recomendações, lembre-se apenas disso: o importante é você se sentir à vontade e bem cuidada! Isso resume todos os tópicos. 

Leia também

Quando devo procurar um ginecologista?

Endometriose: o que é e quais são os sintomas?

4 exames que mulheres devem realizar anualmente

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo