Ansiedade: o que é e como evitá-la?

ansiedade

Existe algo que esteja tirando suas noites de sono? O que te causa preocupação hoje? Tem algum medo te impedindo de avançar em seus planos ou projetos? Você tem dificuldades para se concentrar e para focar no momento presente?

Saiba que todos esses sintomas podem ser sinal de ansiedade — um distúrbio muito comum em todos os seres humanos. Em excesso, no entanto, a ansiedade pode evoluir para quadros mais sérios de estresse, insônia crônica e até depressão.

“Mas como saber se minha ansiedade passou dos limites?”. É sobre isso que iremos falar neste artigo. Acompanhe a leitura e entenda melhor sobre os impactos da ansiedade na sua vida.

Ansiedade: o que é, afinal?

A ansiedade é um estado psíquico caracterizado pelo excesso de medo ou de preocupação em relação ao futuro. A depender do caso, ela pode te paralisar nas atividades mais simples do dia a dia, impactando todas as áreas da sua vida.

Em muitos casos, ela também pode conduzir o paciente a determinados vícios, causando um distúrbio alimentar, por exemplo, ou uma dependência ao álcool, ao cigarro ou a outras drogas.

Causas e Tipos de Ansiedade

A ansiedade pode ser causada por um ou mais fatores, não sendo possível atribuir uma causa exata. Por isso, ela pode se manifestar de diferentes formas, e desencadear sintomas diferentes em cada pessoa.

A seguir, conheça os principais tipos de ansiedade:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG);
  • Síndrome do Pânico;
  • Fobia Social (ou específica por determinado objeto, animal, atividade ou situação);
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático;
  • Ansiedade Noturna.

Cada uma delas possuem características específicas de manifestação e sintomas (tanto psicológicos quanto físicos). Quem tem Síndrome do Pânico, por exemplo, pode sentir tonturas, falta de ar e tremores, e até sentir pavor de sair de casa.

Sintomas da ansiedade: como saber se minha ansiedade passou dos limites?

Na lista que separamos abaixo, você pode conhecer alguns sinais e sintomas que podem ser um indício de que a sua ansiedade está atrapalhando a sua vida e prejudicando a sua saúde.

Veja se você se identifica com algum desses sintomas:

  • Estresse, mau humor e impaciência frequentes;
  • Insônia;
  • Cansaço físico e psicológico;
  • Tremores nas pálpebras;
  • Dificuldade de concentração nos estudos ou no trabalho;
  • Dificuldade para viver o momento presente;
  • Pensamentos existenciais e catastróficos frequentes;
  • Enjoo, vômito, fraqueza, falta de ar, palpitações cardíacas, suor excessivo, dores musculares e dores de barriga.

A ansiedade, em toda a sua complexidade, ainda pode se confundir ou estar associada a outras doenças, como: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), depressão, doenças cardiovasculares e doenças hormonais.

No acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra, é possível identificar as reais origens desses sintomas para o devido tratamento.

Como evitar crises de ansiedade?

Já publicamos aqui um artigo no qual falamos sobre como você pode identificar e tratar uma crise de ansiedade. Mas, ainda assim, nem sempre é fácil prever quando ela pode acontecer. A boa notícia, no entanto, é que existem alguns hábitos que podem ser adotadas para controlá-las. Confira a seguir:

  • Trabalhe a respiração profunda: procure inspirar devagar com a barriga, prender a respiração por alguns segundos e expirar lentamente. Vai te ajudar a ter mais calma.
  • Fale em voz alta o que você vê em volta: descreva, em voz alta, objetos e móveis próximos de você. Vai te ajudar a relaxar em momentos de crise e a te situar no momento presente.
  • Tenha um ritual pré-sono: a ansiedade geralmente causa dificuldades para dormir. Por isso, pode ser útil criar um ritual antes de dormir, como ler algumas páginas de um livro e não mexer no celular depois de já ter se deitado na cama.
  • Pratique exercícios físicos: a prática de atividade física ajuda a relaxar a mente, além de liberar hormônios que podem aliviar os sintomas da sua ansiedade.
  • Tenha uma dieta balanceada: a ansiedade pode desencadear problemas sérios, como uma crise alimentar. Ter uma dieta balanceada significa comer mais alimentos naturais e menos alimentos processados e gordurosos. Consulte-se com um nutricionista e obtenha uma dieta personalizada para você.
  • Viva mais o momento presente: a ansiedade é, sobretudo, uma preocupação generalizada com o futuro. Por isso, procure viver mais o presente, desviando pensamentos sobre as possibilidades futuras.

Lembre-se: a ansiedade patológica é uma doença como qualquer outra. Por isso, é fundamental tratá-la com o devido acompanhamento psicológico.

Como funciona o tratamento da ansiedade?

O tratamento da ansiedade pode envolver tanto psicólogos como psiquiatras a fim de promover qualidade de vida ao paciente. 

Existem diferentes frentes dentro da psicoterapia que podem ser úteis. Dentre elas, estão: terapia cognitivo comportamental (para rever padrões de comportamento), terapia interpessoal (para identificar os principais fatores de risco para a ansiedade), psicologia positiva (para promover o desenvolvimento pessoal do paciente como um todo), mindfulness (para aprimorar habilidades de concentração e de viver o momento presente).

Quando for necessário aliar terapia e medicamentos, o psicólogo irá solicitar que o paciente se consulte com um médico psiquiatra. Somente o especialista poderá, com base na intensidade dos sintomas, indicar os medicamentos necessários. Nesses casos, vale ressaltar: é importantíssimo tomar os remédios exatamente como orientou o médico, visto que o abandono do tratamento pode causar ainda mais prejuízos ao paciente.

Onde posso me consultar com um psicólogo ou psiquiatra?

Na rede pública de saúde, é oferecido tratamento psicológico em hospitais, unidades básicas de saúde e Centros de Apoio Psicossocial (CAPs). Neles, são priorizadas as pessoas que possuem transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles transtornos advindos do uso abusivo do álcool e de outras drogas.

É possível também se consultar com um psicólogo de forma particular, por meio de plataformas online — como o Clique Médicos —, que conectam pacientes com clínicas das mais diversas especialidades.

No Clique Médicos, você tem acesso a uma gama de psicólogos e psiquiatras que podem caminhar junto com você, te ajudando a tratar a ansiedade e a trazer de volta boas noites de sono e o bem estar ao longo do dia.

As consultas com os psicólogos e psiquiatras marcadas através da plataforma, possuem preços fixos e acessíveis, visando atender, especialmente, a quem não possui cobertura dos planos de saúde.

Cuidar da sua saúde mental, aliviar o estresse do dia a dia e dormir bem estão ao seu alcance.

Acesse o Clique Médicos e agende uma consulta para você!*

* Confira o passo a passo para você marcar facilmente a sua consulta. É só clicar aqui!

Leia também:

Quais as alternativas para quem não possui plano de saúde?

Quando devo realizar um check-up médico?

3 Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo