Como escolher o pediatra do meu filho?

pediatra

Escolher um pediatra é um passo muito importante para a mãe: é ele o profissional que irá auxiliá-la na saúde do seu filho, garantindo-lhe um crescimento e desenvolvimento saudável. É o pediatra, também, quem irá tratar os problemas ou doenças que podem eventualmente surgir, bem como orientá-la em cada passo, desde a amamentação até a sua fase escolar, chegando até à puberdade e adolescência.

O ideal é que a mamãe comece a procurar um pediatra já no segundo trimestre da gravidez, e que a consulta com o filho aconteça logo na sua primeira semana de vida ou após a sua saída da maternidade.

Acompanhe o artigo que nós iremos lhe dar algumas dicas na hora de escolher o melhor pediatra para esse acompanhamento. Acompanhe!

Busque recomendação de familiares e amigos

O primeiro passo na hora de escolher o pediatra do seu filho é buscar recomendações de familiares e amigos, principalmente com tem ou já teve um. 

Pergunte como é o atendimento do pediatra, se ele é atencioso e paciente para lidar com crianças, e se ele está disponível fora do horário de trabalho — principalmente no caso de alguma emergência. Veja, também, se ele costuma ser pontual para atendê-la e ter agenda disponível para consultas.

Pesquise informações sobre o pediatra

Se você já tem algum pediatra em mente, ótimo! O próximo passo é pesquisar na internet as suas credenciais. Verifique o seu cadastro do CRM (Conselho Regional de Medicina), pesquise sobre sua formação técnica e experiência na área, e veja as opiniões de outras pessoas que já foram atendidas por ele.

Além disso, verifique se a clínica ou consultório em que o pediatra atende possui um site na internet (ou página nas redes sociais). Quanto mais informações sobre o pediatra você obtiver, melhor. Com esse levantamento prévio, você já terá uma base sobre como será a consulta com ele quando você for marcá-la, ok?

Acesse o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal e encontre o cadastro do seu pediatra!

Tire todas as suas dúvidas na primeira consulta

Depois que você escolheu o potencial pediatra para o seu filho, está na hora de marcar uma consulta para alinhar as suas expectativas com a disponibilidade do especialista. Ao final do artigo, iremos dar algumas dicas para você marcar uma consulta de forma prática, segura e sem sair de casa.

É neste momento que você deve alinhar todas as informações sobre como serão as consultas daqui para a frente.

Conheça algumas perguntas que você pode fazer no momento de marcação da consulta:

  • Como é a agenda do médico ao longo da semana?
  • Quais são os dias da semana que ele atende no consultório?
  • Como é a sua disponibilidade fora do horário de trabalho ou nos finais de semana?
  • Qual a melhor forma de entrar em contato em casos emergenciais?
  • Quem irá substituí-lo quando ele não puder atender?

Já na primeira consulta, conheça algumas perguntas essenciais para se fazer ao médico pediatra:

  • Qual o peso e altura do meu filho? Está dentro do esperado?
  • Meu filho está se desenvolvendo conforme sua faixa etária?
  • O que é essencial para a sua alimentação?
  • Quais exames são necessários, e com que frequência, para preservar sua saúde? 
  • Quais vacinas precisam estar em dia?
  • Quantas consultas no ano devem ser realizadas?
  • Quais são os principais sintomas de alerta para agendamento de uma nova consulta?

A frequência com que você deverá levar o seu filho ao pediatra também é um item importante a ser conversado. Para te ajudar, preparamos um artigo que aborda justamente isso. Leia clicando no link abaixo:

Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

Avalie a clínica ou consultório em que ele atende

Outro critério importante na hora de escolher o pediatra do seu filho é avaliar a clínica ou consultório em que ele irá atendê-los. O atendimento deve ser ágil e tanto o pediatra quanto os funcionários devem ser sempre atenciosos. Afinal, lidar com crianças é algo que deve envolver paciência, carinho e muito cuidado, não é mesmo?

Além disso, o ambiente precisa ser limpo, organizado e com boa estrutura para atendê-los. Veja se existem brinquedos ou livros infantis para entreter a criança no consultório. Se possível, leve você mesmo um brinquedo do seu filho para a consulta, de modo que ele fique mais seguro e à vontade durante o encontro com o pediatra.

Priorize pediatras mais próximos da sua casa

Pense em uma situação de emergência, como uma febre alta que o seu filho possa ter. Nessas horas, se o pediatra estiver próximo da sua casa, você ganhará mais agilidade para chegar ao consultório. 

Se não for possível, escolha um local em que a sua localização seja a mais estratégica, considerando a sua forma de locomoção diária (carrro, ônibus, metrô ou a pé), local onde você trabalha ou mesmo o lugar em que seu filho costuma ficar na sua ausência.

Com essas dicas principais, ficará mais fácil você escolher, com segurança, o pediatra mais adequado para o seu filho.

Como marcar uma consulta com um pediatra?

No Clique Médicos, é possível encontrar médicos e médicas do DF, pesquisando por locais mais próximos de sua casa ou de seu trabalho, e agendando consultas diretamente na plataforma. Essa será uma forma muito prática para agendar consultas, considerando, principalmente, o dia a dia corrido de uma mãe. 

Clique aqui e consulte todos os pediatras disponíveis em nossa plataforma para os cuidados do seu filho.

Precisa de ajuda para marcar a consulta? Então confira o passo a passo que preparamos: Como agendar uma consulta no Clique Médicos? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Aproveite e leia também estes artigos:

Check-up infantil: 5 exames que crianças devem realizar anualmente

4 exames que mulheres devem realizar anualmente

Endometriose: o que é e quais são os sintomas?

Quais as alternativas para quem não possui plano de saúde?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo