Escolher um pediatra é um passo muito importante para a mãe: é ele o profissional que irá auxiliá-la na saúde do seu filho, garantindo-lhe um crescimento e desenvolvimento saudável. É o pediatra, também, quem irá tratar os problemas ou doenças que podem eventualmente surgir, bem como orientá-la em cada passo, desde a amamentação até a sua fase escolar, chegando até à puberdade e adolescência.
O ideal é que a mamãe comece a procurar um pediatra já no segundo trimestre da gravidez, e que a consulta com o filho aconteça logo na sua primeira semana de vida ou após a sua saída da maternidade.
Acompanhe o artigo que nós iremos lhe dar algumas dicas na hora de escolher o melhor pediatra para esse acompanhamento. Acompanhe!
Busque recomendação de familiares e amigos
O primeiro passo na hora de escolher o pediatra do seu filho é buscar recomendações de familiares e amigos, principalmente com tem ou já teve um.
Pergunte como é o atendimento do pediatra, se ele é atencioso e paciente para lidar com crianças, e se ele está disponível fora do horário de trabalho — principalmente no caso de alguma emergência. Veja, também, se ele costuma ser pontual para atendê-la e ter agenda disponível para consultas.
Pesquise informações sobre o pediatra
Se você já tem algum pediatra em mente, ótimo! O próximo passo é pesquisar na internet as suas credenciais. Verifique o seu cadastro do CRM (Conselho Regional de Medicina), pesquise sobre sua formação técnica e experiência na área, e veja as opiniões de outras pessoas que já foram atendidas por ele.
Além disso, verifique se a clínica ou consultório em que o pediatra atende possui um site na internet (ou página nas redes sociais). Quanto mais informações sobre o pediatra você obtiver, melhor. Com esse levantamento prévio, você já terá uma base sobre como será a consulta com ele quando você for marcá-la, ok?
Acesse o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal e encontre o cadastro do seu pediatra!
Tire todas as suas dúvidas na primeira consulta
Depois que você escolheu o potencial pediatra para o seu filho, está na hora de marcar uma consulta para alinhar as suas expectativas com a disponibilidade do especialista. Ao final do artigo, iremos dar algumas dicas para você marcar uma consulta de forma prática, segura e sem sair de casa.
É neste momento que você deve alinhar todas as informações sobre como serão as consultas daqui para a frente.
Conheça algumas perguntas que você pode fazer no momento de marcação da consulta:
- Como é a agenda do médico ao longo da semana?
- Quais são os dias da semana que ele atende no consultório?
- Como é a sua disponibilidade fora do horário de trabalho ou nos finais de semana?
- Qual a melhor forma de entrar em contato em casos emergenciais?
- Quem irá substituí-lo quando ele não puder atender?
Já na primeira consulta, conheça algumas perguntas essenciais para se fazer ao médico pediatra:
- Qual o peso e altura do meu filho? Está dentro do esperado?
- Meu filho está se desenvolvendo conforme sua faixa etária?
- O que é essencial para a sua alimentação?
- Quais exames são necessários, e com que frequência, para preservar sua saúde?
- Quais vacinas precisam estar em dia?
- Quantas consultas no ano devem ser realizadas?
- Quais são os principais sintomas de alerta para agendamento de uma nova consulta?
A frequência com que você deverá levar o seu filho ao pediatra também é um item importante a ser conversado. Para te ajudar, preparamos um artigo que aborda justamente isso. Leia clicando no link abaixo:
Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?
Avalie a clínica ou consultório em que ele atende
Outro critério importante na hora de escolher o pediatra do seu filho é avaliar a clínica ou consultório em que ele irá atendê-los. O atendimento deve ser ágil e tanto o pediatra quanto os funcionários devem ser sempre atenciosos. Afinal, lidar com crianças é algo que deve envolver paciência, carinho e muito cuidado, não é mesmo?
Além disso, o ambiente precisa ser limpo, organizado e com boa estrutura para atendê-los. Veja se existem brinquedos ou livros infantis para entreter a criança no consultório. Se possível, leve você mesmo um brinquedo do seu filho para a consulta, de modo que ele fique mais seguro e à vontade durante o encontro com o pediatra.
Priorize pediatras mais próximos da sua casa
Pense em uma situação de emergência, como uma febre alta que o seu filho possa ter. Nessas horas, se o pediatra estiver próximo da sua casa, você ganhará mais agilidade para chegar ao consultório.
Se não for possível, escolha um local em que a sua localização seja a mais estratégica, considerando a sua forma de locomoção diária (carrro, ônibus, metrô ou a pé), local onde você trabalha ou mesmo o lugar em que seu filho costuma ficar na sua ausência.
Com essas dicas principais, ficará mais fácil você escolher, com segurança, o pediatra mais adequado para o seu filho.
Como marcar uma consulta com um pediatra?
No Clique Médicos, é possível encontrar médicos e médicas do DF, pesquisando por locais mais próximos de sua casa ou de seu trabalho, e agendando consultas diretamente na plataforma. Essa será uma forma muito prática para agendar consultas, considerando, principalmente, o dia a dia corrido de uma mãe.
Precisa de ajuda para marcar a consulta? Então confira o passo a passo que preparamos: Como agendar uma consulta no Clique Médicos? Tire todas as suas dúvidas aqui!
Aproveite e leia também estes artigos:
Check-up infantil: 5 exames que crianças devem realizar anualmente
4 exames que mulheres devem realizar anualmente
Leave a Comment