Quando devo realizar um check-up médico?

check-up

O check up médico é o termo utilizado para definir a realização periódica de exames de rotina, como exames de imagem e exames laboratoriais, a fim de avaliar o estado geral da saúde do paciente e de possibilitar o diagnóstico precoce de possíveis doenças cujos sintomas ainda não se manifestaram.

Sendo assim, trata-se de uma medida preventiva indispensável para os cuidados da saúde. De modo geral, recomenda-se que seja realizado no intervalo de um a dois anos em adultos saudáveis, a partir dos 20 anos.

Agora, caso o paciente possua fator de risco para alguma doença — por maus hábitos ou por fator genético —, ou possua alguma doença crônica, deverá consultar o médico quanto à frequência do check up, que poderá ser necessário a cada 6 meses.

Para entender melhor sobre o procedimento e sobre os principais exames realizados em mulheres, homens, e até em crianças, acompanhe o artigo! 

Mulheres: quando elas devem realizar o check-up médico?

No caso das mulheres, recomenda-se que elas consultem o ginecologista, anualmente, a partir da primeira menstruação, para que sejam realizados exames específicos de acordo com a necessidade e a faixa etária. É o caso, por exemplo, do exame do Papanicolau.

Já a partir dos 40 anos, a necessidade de acompanhamento médico constante se faz ainda mais presente, visto que as chances de desenvolvimento de determinadas doenças aumentam consideravelmente.

Nessa faixa etária, exames como a mamografia, a densitometria óssea e exames da tireoide, por exemplo, serão fundamentais para acompanhar a saúde da mulher, identificando precocemente a presença de alterações nas mamas, de uma osteoporose ou de um hipertireoidismo ou hipotireoidismo, por exemplo, mais comuns a partir dessa idade.

Além disso, é muito importante que elas mantenham a carteira de vacinas atualizada, visto que o vírus HPV corresponde a uma das principais causas do câncer do colo de útero — o segundo mais incidente entre a população feminina, atrás apenas do câncer de mama.

Para facilitar a realização do seu check-up, confira o artigo que produzimos especialmente para as mulheres:

4 exames que as mulheres devem realizar anualmente 

Homens: quando eles devem realizar o check-up médico?

De modo geral, o recomendado é que todos os homens procurem um médico já no início da sua vida sexual (ou a partir dos 18 anos), de preferência com um urologista.

Já a partir dos 40 anos, o ideal é que eles realizem anualmente exames para prevenir as doenças mais frequentes dessa fase: exames cardiológicos — para prevenir doenças cardiovasculares, como o infarto —, e exames para prevenir o câncer de próstata — o câncer mais incidente entre a população masculina.

Leia mais: Doenças cardíacas mais comuns e seus sintomas

A partir dos 50, podem ser inseridos no check-up médico exames para prevenir e tratar problemas nos rins, bexiga e intestino — entre eles a colonoscopia, o principal exame para detectar o câncer no intestino.

A seguir, confira uma lista dos exames que costumam ser os mais solicitados:

  • Exames de sangue (hemograma, colesterol, triglicerídeos e glicemia);
  • Exames de urina e fezes;
  • Exame de dosagem PSA e toque retal;
  • Teste de detecção de sífilis;
  • Pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da Hepatite B e C;
  • Exames cardiológicos (como o teste ergométrico e o eletrocardiograma);
  • Colonoscopia.

E mais: no caso de homens fumantes e que consomem regularmente bebidas alcoólicas, vale incluir também no check-up exames para medir a função pulmonar e o funcionamento do fígado, tudo bem?

Para saber com mais detalhes sobre os principais exames do check-up dos homens, leia este artigo:

7 exames que os homens devem fazer anualmente

Check-up infantil: quando levar os filhos para realizar exames?

Ainda é muito comum que os pais levem os filhos ao médico apenas quando a criança sente algum sintoma. Entretanto, reverter esse costume pode prevenir diversas doenças no futuro, bem como permitir que a criança seja acompanhada desde cedo por um pediatra.

O recomendável, portanto, é que exista um acompanhamento médico regular desde o nascimento do bebê até a sua fase jovem, contando com o especialista em todas as fases do seu desenvolvimento.

De início, o pediatra irá realizar o teste do pezinho (triagem neonatal), avaliar sinais vitais, a frequência cardíaca, medir o peso e a altura da criança, dentre outras inspeções. Com o tempo, poderá ser solicitado alguns exames mais específicos, como exames de sangue e de urina, e análise de fezes.

Para saber a periodicidade com que levar seu filho ao pediatra, e os principais exames que ele pode fazer, confira estes artigos abaixo:

Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

Check-up infantil: 5 exames que crianças devem realizar periodicamente

Qual a importância de realizar um check-up médico periodicamente?

A maioria dos exames solicitados em um check-up médico tem o intuito de prevenir e tratar precocemente possíveis doenças no futuro, principalmente aquelas que costumam ser as mais incidentes — como o câncer de mama entre as mulheres, e o câncer de próstata entre os homens, por exemplo.

Além disso, o check-up permite a identificação de doenças consideradas assintomáticas e silenciosas — como a diabetes e problemas na tireoide —, que podem passar despercebidas por anos, atrasando bastante o início do tratamento.

Aqui no Clique Médicos, nós possuímos todos os especialistas mais indicados para o seu check up. Você pode agendar a sua consulta diretamente em nossa plataforma, já garantindo horários para toda a família. Clique aqui e encontre o seu médico agora mesmo.

Caso queira saber como utilizar a plataforma, e obter mais informações sobre o Clique Médicos, confira este artigo aqui: como agendar uma consulta no Clique Médicos? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Leia também os artigos:

Quais as alternativas para quem não possui plano de saúde?

Ansiedade: o que é e como evitá-la?

6 sinais de alerta para a sua saúde

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo