4 exames que mulheres devem realizar anualmente

exames mulher

Cuidar da saúde deve ser uma prática diária, mas que não se limita a alimentar-se bem e à prática de atividades físicas. É fundamental desenvolver o hábito de ir ao médico anualmente e de realizar um check up que certifique o bem-estar do seu corpo.

Para as mulheres, recomenda-se consultas regulares com um ginecologista que poderá indicar 4 exames principais: exame de sangue, papanicolau, ultrassonografia transvaginal e ultrassom das mamas. Conheça-os melhor a seguir!

Exames de sangue

Um dos principais exames que as mulheres devem realizar anualmente é o exame de sangue. Contudo, é preciso deixar claro: existem vários tipos de exames de sangue, cabendo ao médico solicitar o mais indicado para cada paciente.

De modo geral, o hemograma é um dos mais solicitados, e serve para avaliar os níveis dos componentes do sangue — hemácias, hemoglobinas, hematócritos, leucócitos e plaquetas. É muito útil para investigar a propensão do organismo a infecções, bem como a presença de doenças — como anemia, doenças infecciosas, e até a leucemia.

Além do hemograma, outros exames de sangue que costumam ser solicitados são aqueles que avaliam os níveis de colesterol, triglicerídeos, e glicose em jejum, muito úteis para prevenir doenças cardiovasculares — como o infarto —, e a diabetes.

Há, ainda, o exame de dosagem TSH, que serve para avaliar o funcionamento da tireoide — uma importante glândula localizada na parte antero-inferior do pescoço. O exame da tireoide pode ajudar a identificar o hipotireoidismo, muito comum nas mulheres. Esse distúrbio se caracteriza pela alteração na produção dos hormônios tireoidianos T3 e T4, aumentando o volume da tireoide..

Se o médico considerar necessário, é possível que ele solicite que a paciente realize também um exame de ultrassom da região da tireoide, mais eficaz para avaliar a presença de nódulos e tumores na região.

Leia também: 6 sinais de alerta para a sua saúde

Papanicolau

Após o início da vida sexual, o exame do Papanicolau é fundamental para investigar a presença de lesões ou verrugas cancerígenas no útero da mulher, prevenindo a incidência do câncer do colo do útero, um dos mais frequentes entre elas.

O exame é feito da seguinte maneira: com a ajuda de um utensílio conhecido como “Bico de Pato”, o médico retira uma pequena amostra de descamação do colo do útero, que será enviada ao laboratório para uma análise detalhada. Após a liberação do resultado, a mulher deverá retornar ao ginecologista para receber o laudo do médico. 

No caso do Papanicolau, recomenda-se que os dois primeiros exames sejam realizados no intervalo de um ano. Caso não apresentem alterações, o intervalo pode passar a ser de 3 em 3 anos. Por outro lado, ao sinal de qualquer alteração, este intervalo deverá ser reduzido a anualmente, ou ainda a intervalos menores, e outros exames poderão ser solicitados pelo especialista.

Ultrassonografia transvaginal

A ultrassonografia transvaginal é um exame por imagem que serve para avaliar os órgãos e a estrutura pélvica da mulher. Ele é útil para avaliar a presença de uma endometriose, de um mioma, de um câncer ou de qualquer anomalia existente no útero.

O procedimento é simples e não causa dor: uma sonda é introduzida no interior da vagina (pode ser inserida pela própria paciente) e manipulada pelo médico para captar as imagens necessárias. Com essas imagens, será possível avaliar se existe alguma alteração ou irregularidade preocupante. De modo geral, o resultado do exame é entregue à paciente minutos depois da sua realização e deverá ser apresentado ao ginecologista.

Ultrassom das mamas

Você já deve estar ciente de que o autoexame das mamas é um procedimento simples e muito recomendado para verificar se existe alguma alteração nas suas mamas — como nódulos, caroços e cistos mamários. No entanto, vale ressaltar que ele será útil apenas nos casos em que o cisto já cresceu consideravelmente.

Nesse sentido, o ultrassom das mamas é um exame que serve para que a mulher dê prosseguimento aos seus cuidados preventivos com a saúde. É por meio dele que será possível identificar precocemente indícios de um câncer de mama — o mais comum entre a população feminina.

Se o câncer for identificado em seu estágio inicial, as chances de cura se elevam para mais de 95%. Por isso, a dica é: faça periodicamente o autoexame das suas mamas, e consulte-se com o ginecologista para realizar, também, o ultrassom das mamas, ok?

Já para mulheres acima dos 40 anos, o exame mais recomendado para detectar a presença do câncer de mama é a mamografia, que também deverá ser realizada anualmente. Caso a mulher possua histórico familiar da doença, no entanto, o exame deve ser feito já a partir dos 35 anos de idade, com uma periodicidade definida pelo médico.

Leia também: Quando devo realizar um check-up médico

O que devo fazer para solicitar um exame?

Todos os exames listados neste texto podem ser solicitados por um ginecologista, em uma consulta de rotina. De modo geral, o especialista indicará o que achar necessário, conforme o histórico da paciente e seus últimos exames realizados.

Caso queira agendar uma consulta, clique aqui e conheça o time de ginecologistas cadastrados no Clique Médicos.* As consultas possuem preços extremamente acessíveis justamente para viabilizar o cuidado constante com a saúde. Aproveite a oportunidade e coloque o seu check up em dia, ok?

*Caso precise de ajuda para marcar online a sua consulta, ou obter maiores informações sobre o Clique Médicos, confira este artigo: como agendar uma consulta no Clique Médicos? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Para as mulheres que são mamães: confira os artigos que já publicamos sobre a saúde do seu filho (a):

Como escolher o pediatra certo para o meu filho?

Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

Check-up infantil: 5 exames que crianças devem realizar periodicamente

Talvez você se interesse também:

Ansiedade: o que é e como evitá-la?

1 Comentário

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo